Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo completa um ano com experiências exitosas

Vereadora Edna Martins (PV) chama atenção para importância da Escola


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara (EL) completou um ano de existência em 2 de agosto. A vereadora e presidente da EL, Edna Martins (PV), avalia que a instituição é um projeto muito vitorioso. “Estabelecemos parcerias com 27 importantes instituições de ensino, pesquisa e sociais do município e do Estado de São Paulo, que participam efetivamente dos cursos oficinas e seminários, os quais tiveram como público-alvo os servidores, assessores e vereadores, além da sociedade araraquarense em geral. Neste primeiro ano, superou as expectativas. É a realização de um projeto, talvez o mais importante da história da Câmara de Araraquara, que visa aprofundar a participação e a qualificação da atuação política de nossa cidade”, afirma a parlamentar.

A EL de Araraquara é filiada à Associação Brasileira de Escolas do Legislativo (Abel). Com uma programação diversificada, a Escola buscou atender as demandas internas da Câmara de aperfeiçoamento, com destaque para os cursos de Formação de Liderança para servidores; de Processo e Técnica Legislativa, para servidores, assessores e vereadores; e o de Oratória, para os vereadores, entre outros. E as demandas externas de formação política, um exemplo bem-sucedido, foi o curso Poder Legislativo: cidadania em expansão para os professores das redes pública e particular de ensino de Araraquara, primeira etapa do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Araraquara.

O Projeto Parlamento Jovem, em sua segunda etapa, levará para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da cidade um curso de formação política e uma oficina de elaboração de projetos de lei, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp. “A previsão é que a partir de setembro de 2014 sejam capacitados mais de 1800 jovens”, disse Alessandra Nascimento, diretora Acadêmica da EL.

 

Formação

Desde o primeiro evento da Escola do Legislativo em 2013, Workshop PPA: história, possibilidades e desafios, até o último realizado no dia 30 de julho de 2014, com o Minicurso Aprendendo a Ler Balanços, a Escola formou 968 pessoas. Um dos destaques foi o curso de extensão de 30 horas, Introdução à Administração Pública, em parceria com a Unesp.

 

Memorial

A Escola do Legislativo, através do Memorial, está desenvolvendo a organização, o resgate, a manutenção e a criação de um acervo próprio dos fatos políticos, administrativos e sociais, considerados indispensáveis para a história local, ocorridos no município, desde sua emancipação política e administrativa, sendo que alguns desses materiais já estão disponíveis no site desta Casa de Leis.

Outra atividade desenvolvida pelo Memorial está sendo a criação de um acervo audiovisual e documental, obtido através de entrevistas realizadas com pessoas ilustres de nossa cidade. Seja o material produzido pelo Memorial, seja a programação da Escola ambos podem ser acompanhados pelo site da Câmara.

 

Eventos

Em agosto, está programado o evento Semana Rodolpho Telarolli, com a participação de importantes pesquisadores e especialistas nos temas da segurança pública; saúde pública; cultura; poder legislativo e participação; sustentabilidade e mobilidade urbana, a ser realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Plenário.

Em setembro, nos dias 3, 10, 17 e 24, a Escola promoverá um curso de extensão de 12 horas, no período noturno, voltado para o tema dos direitos humanos, tal curso será realizado em parceria com a Faculdade Uniesp. Também no mês de setembro, nos dias 24 e 25, a Escola do Legislativo realizará um curso de 9 horas, abordando os direitos dos jovens, mulheres, idosos e deficientes. Este curso será ministrado pela equipe da Defensoria Pública de Araraquara.

Todos os eventos promovidos pela Escola do Legislativo são gratuitos e certificados. A diretoria da EL é formada por Alessandra Nascimento (diretora acadêmica), Ana Paula Escamilha (diretora executiva) e Silvia Gustavo Santos (diretora do Memorial).




Outras Notícias

Fique por dentro


Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, realizado pela Escola do Legislativo na noite de segunda-feira (25). A palestra “Conexõe...


Câmara celebra o Dia de Conscientização da Síndrome de Down com fórum sobre o assunto

22 de março de 2024

Na quinta-feira (21), quando foi celebrado o Dia Internacional e Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, a Câmara sediou o Curso Básico de Formação sobre a Síndrome de Down, ministrado pela professora do Instituto Conviva Down, Camila Fernanda Ferreira da Silva. A iniciativa foi realiza...


Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência apresenta palestras na Câmara

20 de março de 2024

Dentro da programação do Mês da Mulher, a Câmara de Araraquara, por meio da Escola do Legislativo, terá o Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência na última semana de março. O evento será composto por duas palestras nos dias 25 e 27, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17...


Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

13 de março de 2024

Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas p...


Estudantes de Aprendizagem Profissional participam do primeiro Visite a Câmara de 2024

08 de março de 2024

Aproximar a população da política. Esse é o objetivo do Visite a Câmara, projeto organizado pela Escola do Legislativo (EL), por meio do qual cidadãos podem conhecer a estrutura física da Casa Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Câmara Municipal dentro da sociedad...


Doenças raras são tema do ‘Fórum Municipal Fevereiro Roxo’ na Câmara

29 de fevereiro de 2024

Na tarde da quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoveu, no Plenário da Câmara de Araraquara, o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento ainda contou com a exibição do...