Biografia do 5º prefeito eleito pelo povo, Rubens Cruz

 

Biografia

Rubens Cruz nasceu em 21 de agosto de 1918, no distrito de Bueno de Andrada, da cidade de Araraquara. Filho dos imigrantes italianos Leonardo Cruz e Paulina Montezi Crocce.

 

 

De família numerosa, cresceu ao lado dos irmãos Augusto, Paulo, José, Olivia, Santina, Palmira, Pedro (eleito vice-prefeito de Araraquara em 1959), Bento, Leonardo (cirurgião dentista), Maria e Euclides (médico), realizando seus primeiros estudos em sua cidade natal.

Trabalhou como lenhador na fazenda do seu pai.

Em 1938, a família mudou-se para Araraquara e seu pai fundou uma pequena empresa no ramo do transporte coletivo, hoje conhecida como “Empresa Cruz”.

Na década de 1940, Cruz era um dos motoristas da empresa do seu pai e, com o crescimento no atendimento de transporte interurbano, nessa época já fazia a linha entre as cidades de Araraquara e Ibitinga.

Casou-se em 19 de maio de 1945, com Maria Therezinha Castelo Branco, “Dona Zizi”, filha de Arnaldo Waldeviesso Castelo Branco e Maria Tochini Castelo Branco.

Passou a residir com a esposa em Nova Europa. Dessa união, nasceram os seus filhos Lisete, Paulina, Fernanda e Rubens Filho.

Em 1949, Cruz e a família passaram a residir em Araraquara, em virtude da prosperidade da Empresa Cruz.

Na década de 1950, a empresa iniciou o transporte de passageiros de Araraquara para São Paulo.

Foi um grande empresário no setor de transporte rodoviário e na agropecuária.

 

Vida política

Iniciou sua vida política como vereador na Câmara Municipal de Tabatinga/SP, representando o município de Nova Europa.

 

Prefeito Rubens Cruz entrevistado pelo repórter Geraldo Polezze

 

Em Araraquara, concorreu nas eleições de 1968 e foi eleito ao cargo de prefeito municipal, governando a cidade a partir de 1º de fevereiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, a cidade crescia, e no desafio dessa expansão, criou, no primeiro ano do mandato, em 2 de junho de 1969, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

Finalizou e inaugurou o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o “Gigantão”, para os Jogos Abertos do ano de 1969, além de concluir o Hotel Eldorado Morada do Sol. Foram várias obras importantes durante seu mandato, como o Parque Municipal do Pinheirinho e o novo edifício do Paço Municipal.

Homem simples, mas com espírito empreendedor, investiu pesado na área da educação com a reforma de várias escolas, além da construção de escolas rurais, creches, grupos escolares, e escolas para o ensino fundamental e médio, como a Escola Estadual “João Batista de Oliveira”.

Recebeu os aplausos do ministro da Educação daquela época por sua atuação e foi intitulado como “Prefeito da Educação”.

 

Homenagens em vida

Recebeu o título de “Prefeito da Educação”.

Recebeu o título de “Baluarte de Civismo e Dignidade Administrativa”, através do Decreto Legislativo nº 53/1973.

 

Falecimento

Foi com profundo pesar que o município e região soube do falecimento do ex-prefeito Rubens Cruz, no dia 29 de junho de 1994, aos 75 anos de idade.

 

Homenagens póstumas

Emef “Prefeito Rubens Cruz”

 

Foi homenageado denominando próprio público: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prefeito Rubens Cruz”, além de CER e CAIC do Jardim Roberto Selmi Dei.

Foi homenageado denominando o Paço Municipal, através da Lei Municipal nº 4.373/1994.

Foi homenageado na Assembleia Legislativa, denominando um viaduto, passagem superior, localizado no km 80+800m, cruzamento da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – SP 255, com acesso a Araraquara – SP 268/310, através da Lei Estadual nº 597/2007.

 

Nota: o Ginásio de Esportes intitulado “Castelo Branco” é em homenagem ao sobrenome da família de sua esposa.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:

 

 


Acesso Rápido