Biografia do ex-vereador e 20º presidente Geraldo Polezze

Biografia

Geraldo Polezze nasceu em 14 de novembro de 1945, no então distrito de Gavião Peixoto pertencente à Araraquara/SP.
Filho do senhor Santo Polezze e da senhora Gidalia de Camargo Polezze.
Jovem atuante na comunidade araraquarense, foi comentarista em igrejas e locutor de quermesses.
Sua trajetória em rádio começou na Rádio Voz da Araraquarense.

 

Ao longo de 30 anos foi radialista apresentando programas musicais, notícias e de entrevistas.

Casou-se com a senhorita Marilene Volpatti e dessa união nasceram os filhos Marco Augusto e Rogério.
É jornalista, publicitário e empresário.

Vida política

Iniciou a vida política como vereador na 8ª Legislatura de 1º/02/1977 a 31/01/1983.
Exerceu o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora de 1977/1979.
Reeleito vereador para a 9ª Legislatura de 1º/02/1983 a 31/12/1988.
Homem dinâmico, foi eleito para exercer o nobre cargo de Presidente da Mesa Diretora de 1º/02/1981 a 31/01/1983.
Sagrou-se eleito vereador para a 10ª Legislatura de 1989 a 1992.
Durante seus mandatos, participou das seguintes Comissões Permanentes: de Obras e Serviços Públicos; de Justiça, Legislação e Redação; de Saúde Pública, Educação e Assistência Social; de Finanças e Orçamento e de Defesa do Consumidor.
Em 1977 foi membro da Comissão Especial de Vereadores com o objetivo de angariar fundos e tomar medidas para a construção de uma estátua do araraquarense Rômulo Lupo, na Praça São Geraldo.
Foi também Presidente da Comissão Especial de Vereadores que buscava, junto às autoridades competentes, uma solução definitiva para a manutenção do Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.
Novamente foi Presidente da Comissão Especial de Vereadores com a finalidade de elaborar projeto de decreto legislativo que regulamentasse a concessão de diplomas e medalhas subordinadas a “Comenda do Sol” e da CE que reformulou a legislação de concessão dos títulos de “Cidadão Araraquarense” e outros títulos honorários.
Em 1978 foi Presidente da Comissão Especial de Vereadores que estudou, junto às autoridades competentes, a redistribuição dos distritos policiais de Araraquara.
No mesmo ano, foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – FUNDART.
Em 1979 criou o diploma de Honra ao Mérito a ser agraciados aos estudantes dos três graus de ensino que fossem classificados ou destacados em certames, concursos, etc.
Em 1982, de sua autoria, foi instituído o Dia Municipal do Lions Clube a ser comemorado todos os anos no dia 23 de agosto.
Em 1986 foi relator da Comissão Especial de Vereadores que procurou dialogar com diversas entidades de classe a respeito da situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. Na ocasião foi à Assembleia Legislativa com um grande grupo de ferroviários e atendidos pessoalmente pelo governador da época.
Em 1989 foi Presidente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para a elaboração da Lei Orgânica deste Município.
Em 1991 foi membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de estudar, junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara.
Em 1992 foi membro da Comissão Especial de Inquérito para analisar a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara – CTA e obter outros dados relativos à empresa, dentre outras comissões que participou ora como presidente, ora como membro.
Realizou o 1º encontro de Presidentes do Legislativo do Estado de São Paulo e também o encontro de Vereadores de todos os tempos.
Sempre na última sexta-feira do mês, organizava uma reunião cívica com alunos do 1º grau e a participação do senhor José Guilherme, diretor de ensino e da professora Inayá Bittencourt, no hasteamento das bandeiras e outras apresentações alusivas às datas comemorativas, sempre com a cooperação da banda marcial.

 

Manço recebe o ex-vereador Geraldo Polezze – jan/2007

 

Outras atividades

Correspondente da Folha de São Paulo.
Fundou o Jornal de Araraquara.

 

Vídeo

Assista ao vídeo da entrevista com Geraldo Polezze:

 

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo

Fonte:

 

 


Acesso Rápido