Semana de Direitos Humanos propõe resgate à memória para evitar conflitos

Com o tema: “Memória, Verdade e Transição Democrática”, Araraquara sedia pelo segundo ano consecutivo a “Semana Municipal de Direitos Humanos”. A iniciativa é uma realização da Prefeitura com o apoio institucional da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. O evento teve início no dia 27 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro, com minicursos, com direito a certificados, realizados sempre às 19h no Anfiteatro B da faculdade.

“Os minicursos temáticos, compostos por grupos de discussão, palestras e apresentações de documentários, refletirão sobre a questão da memória e do esquecimento após graves violações de direitos humanos, com foco nos desdobramentos institucionais e coletivos da ditadura civil-militar que se iniciou no Brasil em 1964”, informam os organizadores. Os interessados podem fazer as inscrições, que são gratuitas, meia hora antes do início de cada minicurso, e os participantes receberão certificado de três horas referentes a cada encontro.

Programação

01/12 (sábado): Exibição do longa metragem “Hannah Arendt: Ideias que chocaram o mundo”, de 2012, com direção de Margarethe Von Trotta. Palestra: “Hannah Arendt e a banalidade do mal: o julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém”, com Adriana Abreu Magalhães Dias.

04/12 (terça-feira): Exibição do curta-metragem “Procura-se Irenice”, de 2016, com direção de Marco Escrivão e Thiago Mendonça. Palestra: “A (re)construção da memória na Nova República, com Pedro Fernandes Russo.

06/12 (quinta-feira): Mesa temática: “A cultura como forma de resistência durante a ditadura civil-militar”, com Teresa Cristina Telarolli, Felipe Andrade Blanco e Alcindo Sabino dos Santos.

10/12 (segunda-feira): Mesa temática: “Violação de Direitos Humanos no Século XX”, com Esteves Neto, Alfredo Attié Júnior e Carlos Eduardo de Abreu Boucault.

Publicado em: 29/11/2018 12:47:41