Reunião debate ações para combater preconceito em jogos universitários

Conversa com organizadores foi intermediada pela vereadora Thainara Faria (PT)

Após o bom resultado do evento de capacitação dos árbitros que atuarão nos jogos universitários Inter Araraquara, que acontecem entre os dias 15 e 18 de novembro na cidade, a vereadora Thainara Faria (PT) foi procurada por organizadores do evento para que outras ações no sentido de combater o preconceito possam ser desenvolvidas durante as disputas e as festas.

“Pensamos em tendas de atendimento para acolher as pessoas vítimas de violência, abusos e agressões. Por isso, viemos buscar um apoio contínuo para desenvolver a ideia”, explicou Talita Evangelista, membro da Comissão Sóciocultural da Liga do Inter Araraquara. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, destacou que seria interessante treinar pessoas da Liga para encaminhamento posterior. “É importante a vítima ser orientada para poder buscar apoio na sua cidade.” Para o representante da agência Global Esportes, empresa responsável pela organização do evento, Matheus Bermudez, o aplicativo esportivo dos jogos também poderia ser utilizado para informações sobre como proceder nos casos de qualquer tipo de violência. Thainara entende que se trata de “uma iniciativa importante e é um público com o qual precisamos conversar. Vamos buscar profissionais e voluntários para realizarmos essas orientações, abordando situações que já ocorreram em edições anteriores”. A discussão deverá acontecer no final de setembro.

Também participaram do encontro o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Andrade, a assessora especial de Políticas LGBT, Filipe Brunelli, o presidente da Atlética “Mané Garrincha”, Vinicius Pontoglio, e Eduardo Donaire, do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”.

Publicado em: 31/08/2018 19:04:31