Torrienses e araraquarenses se reúnem na Câmara Municipal

A vereadora Ana Meireles Clímaco Umbelino, representando a Secretaria da Cultura de Torres Vedras, e o arquiteto André Duarte Baptista, do Setor de Planejamento, vieram à Câmara Municipal expor suas experiências através da palestra “Reabilitação Urbana da Cidade de Torres Vedras (Portugal)”, que tratou da recuperação do patrimônio histórico da cidade Torres Vedras, em Portugal. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo e ocorreu na quinta-feira (1º), no Plenário da Câmara.

Ao todo, a recuperação do patrimônio histórico contou com 15 projetos de dimensões urbana, econômica, social e cultural, com parcerias governamentais e com associações locais. Vista, de início, com maus olhos por alguns, ao final, a população e os comerciantes se encantaram com a reapropriação e qualificação do espaço público e do ambiente urbano.

O Centro histórico lusitano manteve seu aspecto exterior, mas se modernizou no interior dos antigos prédios e trouxe novas construções. Em todo conjunto, foram disponibilizados locais como o Mercado Municipal, Invernadeiro, Serviço de Proximidade e Apoio (SPA) do Castelo, Espaço Convida e Transforma, Porta-a-porta, Câmara Escura, Fórum Cultural e Festival Internacional de Artes no Espaço Público, visando atrair a população para o centro, inovar a qualificação dos espaços, promover a inclusão social, a mobilidade sustentável e fortalecer a identidade cultural.

A cidade

Torres Vedras é uma cidade portuguesa do Distrito de Lisboa com pouco mais 79 mil habitantes. É conhecida por sua tradição vitivinícola, seus pastéis de feijão, suas igrejas, aquedutos, conventos e pelo castelo que leva o nome da cidade. Os turistas que procuram a cidadezinha à beira-mar para apreciar as festas, as termas e a vida cultural torriense atualmente podem também admirar o patrimônio histórico local. Mas não foi sempre assim. Ao longo dos séculos, enfrentando pestes, fomes e guerras, o centro da cidade tinha sofrido um processo de evasão demográfica que resultou em sua deterioração. Foi necessária uma reestruturação longa e diligente, envolvendo a população e os poderes públicos, a fim de que o centro histórico fosse revalorizado.

Publicado em: 02/09/2016 18:38:45