EL e Unesp realizam evento da V Semana Acadêmica Africana

Visualize fotos

A vereadora e presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, Edna Martins (PSDB), participou, na noite da quinta-feira (2), da V Semana Acadêmica Africana da Unesp de Araraquara. O evento anual é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “União Africana (UA)” e tem como objetivo central fortalecer os vínculos de reflexão e difusão de conhecimentos acerca da realidade africana e da diáspora.

Esta análise sobre a realidade africana será apresentada por diversos pesquisadores e estudiosos interessados na temática, tendo como enfoque de suas abordagens várias reflexões incluindo “o que os intelectuais africanos têm proposto para que a África possa sair do lugar que se encontra”.

Edna destaca que a realização deste evento está atrelada a comemoração do dia da África, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972. O dia 25 de maio de cada ano é alusivo à África em todo o continente e nos países, estados e cidades que tem relação histórica, cultural e política com este continente. Araraquara é uma destas cidades no mundo que faz desta semana, que compreende o dia 25 de maio, um marco de reconhecimento da importância da África para a sua população. Daí termos o dia África como lei municipal – lei 8.019 de 19 de setembro de 2013 - promulgado pela Câmara Municipal de Araraquara.

Este ano o grupo realiza a 5ª edição, cujo tema abordará “Papel dos intelectuais africanos no cenário da globalização”, com o palestrante Francisco Sandro Silveira. Silveira é Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Unesp, especialista em Política e Relações Internacionais pela FESP-SP, Mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC-SP e Doutorando do programa de estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, na área de concentração Relações Internacionais. Tem experiência e atua na área de estudos africanos e afro-brasileiros, multiculturalismo, educação, pensamento social brasileiro e processos identitários.

O professor Dr. Dagoberto José Fonseca, do Departamento de Política e Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, destacou que fazer a reflexão sobre esta questão na Câmara Municipal de Araraquara tem para o grupo um sentido muito importante, pois a cidade propôs nesta Casa de Leis, uma lei justamente sobre o Dia da África. “É importante estarmos aqui para que a gente possa, de fato, fazer com que o dia de África seja um dia em que a cidade toda reflita sobre o continente pai ou a África mãe”, destacou.

Apoiam o evento a Unesp,  o Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora  Negra (Cladin), Câmara Municipal de Araraquara e Escola do Legislativo.




Publicado em: 03/06/2016 13:39:30