Parlamento Jovem encerra segunda etapa nas escolas despertando interesse pela política

O projeto Parlamento Jovem Ensino Médio 2015, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, presidida pela vereadora Edna Martins teve a sua segunda etapa encerrada nesta segunda-feira (28) com a Oficina de Processo Legislativo ministrada aos alunos das escolas participantes.

A Oficina de Processo Legislativo é uma atividade teórica e prática para elaboração de três tipos de proposituras que são a indicação e o requerimento, além do projeto de lei, objetivando ensinar os alunos sobre como se constrói todos esses instrumentos e sua tramitação. Na Oficina, os estudantes trabalharam em dupla (titular e suplente), com uma carga horária de 2 horas-aula, durante o período de aula, sendo que a instituição responsável pela formação foi a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, através de parceria com o Laboratório de Política e Governo da UNESP de Araraquara.

O Parlamento Jovem é um projeto institucional criado pela Câmara Municipal de Araraquara e tem como principal objetivo oferecer aos jovens do nosso município uma lição de cidadania que contribua para o aprimoramento da democracia com a vivência, por um dia, dos trabalhos do Poder Legislativo como vereadores jovens nesta Casa de Leis.

Esclarece também, a função e o cotidiano do Poder Legislativo tendo como objetivo trazer escolas, professores e alunos para essa vivência, mostrando a importância e a influência do processo legislativo em suas vidas. Os jovens estudantes experimentam, por um dia, o que significa ser um parlamentar e sua atuação perante a sociedade. Deste modo, não apenas eles, mas todos os familiares e profissionais da educação se envolvem nesta experiência.

Para a Presidente da Escola do Legislativo, Vereadora Edna Martins os educadores com árduo esforço transformam suas escolas em um espaço de desenvolvimento da cidadania e dos valores democráticos. “Neste sentido, acreditamos que o Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Araraquara representa uma oportunidade valiosa de educação que a Escola do Legislativo pode oferecer para que, em conjunto, possamos trabalhar a importância destes valores. Temos certeza que os esforços dos educadores alcançaram e alcançam bons êxitos, fato comprovado pelas inúmeras boas ideias e iniciativas apresentadas ao longo destes dois anos de trajetória em que nossa parceria rendeu frutos e momentos inesquecíveis”, finaliza.

Escola do Legislativo

Publicado em: 28/09/2015 19:18:09