EL renova e realiza novas parcerias com escolas particulares para Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara renovou na sexta-feira (5) as parcerias com o Colégio Objetivo e o Pueri Domus para o Parlamento Jovem 2015. E na segunda-feira (9), realizou novas adesões com a Escola Natureza e o Colégio COC.

A diretora acadêmica da EL, Alessandra Nascimento, representando a presidente da EL, vereadora Edna Martins (PV), formalizou em visita às quatro escolas as parcerias que envolvem alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio. No Pueri Domus, Alessandra foi recebida por Maria Izabel Lorenzeti; no Colégio Objetivo, por Alessandra Barbieri; na Escola Natureza, por Maria Teresa Outeiro Fernandes e Regina Célia Martinho de Barros; e no Colégio COC, por Juliana Andrade Delilo da Silveira.

O Parlamento Jovem tem entre seus objetivos fornecer subsídios para que os alunos possam desenvolver, por meio de intervenções em sala de aula, realizadas por docentes (pós-graduandos vinculados ao Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara), o conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo, esclarecendo seu papel e sua margem de atuação junto aos demais poderes, entre outros aspectos. Semelhante formação objetiva colaborar para o aprimoramento da democracia e ao mesmo tempo subsidiar a oficina de processo legislativo – para elaboração de proposituras (projetos de lei, indicações e requerimentos) – que também será ministrada pelos referidos docentes, para os alunos com o intuito de prepará-los para a experiência da representação política, cuja atividade final será a vivência de um dia de sessão parlamentar na Câmara Municipal de Araraquara.

Alessandra Nascimento explica que a Escola do Legislativo possui como um dos seus objetivos contribuir para a expansão da cidadania e para a educação política dos jovens cidadãos no município. “A Escola do Legislativo busca colaborar para intensificar as iniciativas já existentes nas escolas e, ao mesmo tempo, fomentá-las onde elas ainda não estejam instituídas”, afirma Alessandra.

Publicado em: 09/02/2015 17:02:14