Parlamento Jovem já gera ações educativas nas escolas

Visualize fotos

Vinte alunos do 9º ano do Pueri Domus, uma das duas escolas particulares envolvidas com o Parlamento Jovem – projeto da Câmara Municipal de Araraquara – participaram da primeira etapa do curso e trouxeram uma novidade que agradou os envolvidos no projeto.

O Pueri Domus deu um passo a mais no tema com a criação de uma cartilha sobre o voto responsável. Em 17 páginas, o manual que será distribuído antes das eleições tratará da democracia, os tipos de votos, como deve ser feita a escolha dos candidatos, quem deve votar e como fiscalizar os eleitos nas mais variadas esferas. Além disso, são dadas dicas sobre o quê perguntar aos novos candidatos e aqueles que buscam a reeleição. “Estamos tratando tudo pensando na cidadania e na responsabilidade do voto”, disse a coordenadora pedagógica Maria Izabel da Costa Lorenzetti.

Para a diretora acadêmica da Escola do Legislativo (EL), Alessandra Nascimento, “cada instituição parceira do projeto Parlamento Jovem tem usufruído de um curso de excelente qualidade, que trata a política de forma crítica, mas propositiva”.

 

Primeira etapa

Na faixa etária dos 14 anos, os meninos e meninas aprenderam um pouco sobre a importância e a obrigação do Poder Legislativo, com destaque para o Legislativo municipal. Para a coordenadora da escola, Maria Izabel, “o assunto foi tratado de forma bem democrática durante as aulas e algumas propostas de projetos já começaram a serem pensadas na escola”. Ainda segundo ela, “a qualidade dos professores do Projeto Parlamento Jovem chama a atenção, bem como a preocupação com a didática. “Estamos ansiosos para a oficina de projetos de lei em outubro” conclui.

O término da primeira etapa está previsto para o dia 26 de setembro e a etapa seguinte, a Oficina de Projeto de Lei, começará em outubro.




Publicado em: 26/09/2014 20:30:31