Presidente da Câmara abre ciclo de estudos sobre a África

O presidente da Câmara de Araraquara João Farias (PRB) abriu na noite da segunda-feira (26) a 3ª Semana Acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas “União Africana”. O ciclo de estudos integra as comemorações do Dia da África, que ocorre anualmente no Continente Africano e nas localidades que têm relação histórica, cultural e política com esse continente. O evento foi transmitido ao vivo pelo site da Câmara e pelo Portal Áfricas, totalizando 1,2 mil visualizações pelo mundo.

Em seu discurso, o parlamentar lembrou os avanços no debate sobre a questão dos afrodescendentes em Araraquara, como a criação do Centro de Referência Afro e a Lei municipal 8.019, de 19 de setembro de 2013, que institui a Semana Municipal da África. Informou ainda que está em estudo a implantação do sistema de cotas no concurso da Câmara, com 20% destinados a afrodescendentes.

Pedro Uetela, de Moçambique, abriu a programação do ciclo “Áfricas: Desafios Contemporâneo” com a palestra “As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação em África: experiências/questões de Moçambique”. Na sequência, Sumbunhe N’fanda, da Guiné-Bissau, abordou “A inculturação: nova forma de dominação”. Maxwell Martins, do Brasil, encerrou a noite falando sobre “China em África: o caso de Angola”. A mediação foi do moçambicano Nelson Mucanze.

A programação da Semana teve início no domingo, 25 de maio, com a Festa Africana na Ascar, que contou com culinária típica – cachupa, caldo de mancara e mixiguinha –, e terminou na tarde do dia 27 de maio, com palestras de representantes da Guiné-Bissau e Congo e mediação da vereadora Edna Martins (PV).

As atividades foram patrocinadas pelo Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, com organização do Cladin (Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra), Lead (Laboratório de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diversidade), Nupe (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão), Fclar (Faculdade de Ciência e Letras da Unesp Araraquara) e apoio da Escola do Legislativo, Câmara Municipal, Portal Áfricas e Unesp.

Publicado em: 27/05/2014 20:41:10