Parlamento Jovem traz tema sobre Educação Inclusiva

Curso faz parte do segundo, de quatro módulos que integram primeira fase do projeto Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara promoveu no dia 21 de maio, em duas edições, o segundo Módulo do curso “Poder Legislativo: Cidadania em Expansão”, que trouxe como palestrante a docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Relma Urel Carbone Carneiro, para falar sobre o tema Inclusão. A vereadora Edna Martins (PV) participou da abertura do curso que aconteceu no Plenarinho.

O curso que compõe parte de um convênio realizado entre a Câmara Municipal, através da EL juntamente com a Diretoria de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e escolas particulares (Objetivo e Pueri Domus) faz parte do Módulo 2 – Inclusão, onde o tema foi tratado a partir de suas definições e responsabilidades.

Com experiência na área de Educação Especial, a professora Relma Carneiro, definiu o significado da educação inclusiva e o papel dos gestores, professores, alunos e da comunidade para um país cuja relação entre sociedade e deficiência seja tratada com diferentes focos. Para Relma: “há que se pensar na mudança atitudinal, sem a qual todas as outras perdem o valor. O que tem que mudar nesse novo paradigma é a atitude para com a diferença”.

De acordo com Relma, “a educação como um direito de todos é um imperativo que ainda temos que alcançar. Estamos no momento de construir um novo modelo de escola e de sociedade, capaz de superar o paradigma da exclusão e estabelecer um novo paradigma em que possamos viver juntos”, concluiu.

O projeto

O Parlamento Jovem tem como objetivo esclarecer o papel do Poder Legislativo, através de um curso de formação e de uma oficina de projetos de lei para alunos do 9º ano das redes pública e particular de ensino, antes de realizar esse trabalho, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp de Araraquara, a Escola do Legislativo está promovendo um curso para contribuir na formação de educadores e gestores dessas redes. Na primeira etapa desse projeto os educadores terão dezesseis horas divididas em quatro módulos temáticos: poder legislativo, inclusão, relações étnico-raciais, além de diversidade sexual e gênero.

O primeiro módulo do programa foi ministrado no dia 29 de abril, também no Plenarinho da Câmara Municipal, pelo Prof. Dr. Humberto Dantas.

Publicado em: 30/05/2014 16:09:44