Escola do Legislativo oferece curso de oratória a vereadores

Com a proposta de realizar uma formação voltada para a arte do falar, a Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara, realizou o segundo módulo do curso de oratória para os vereadores. A atividade, com carga horária de quatro horas por módulo, proporcionou dicas teóricas e práticas de como falar em público. “Hoje só o simples ato de falar já é uma competição porque você tem outras pessoas e informações em volta, por isso é sempre importante conquistar a sua plateia para que preste atenção”, diz o professor Paulo Cardoso, responsável pelo curso.

Na atividade participaram os vereadores Edna Martins (PV), Adilson Vital (PV), Elias Chediek (PMDB), Édio Lopes (PT), Roberval Fraiz (PMDB), Pastor Raimundo (PRB), farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), Rodrigo Buchechinha (SDD) e quem ainda aproveitou o curso foi o vereador, agora, secretário municipal de esportes, Geicy Sabonete. Para Cardoso, quando se fala em público é preciso ser equilibrado, ou seja, nem arrogante e nem simplório.

Ele ainda deu algumas dicas como o uso do pronome “nós”. Essa, segundo ele, é uma expressão mágica por colocar todos no mesmo nível. Além disso, quem busca falar em público deve ser natural evitando a fala forçada e facilmente desmascarada. Para isso, a pessoa que assume o controle da comunicação deve manter um ambiente saudável e ter tranquilidade ao abordar os temas aumentando a probabilidade de êxito. “Tudo isso evita o que chamamos de ‘branco’, que nada mais é do que um lapso momentâneo de memória”, diz Paulo Cardoso.

Na opinião do palestrante, vários aspectos podem justificar esse ‘branco’, entre eles, o estresse, o cansaço, o sedentarismo físico e mental, além até de recursos da tecnologia. “Hoje, as pessoas mal se lembram do número do telefone da outra porque recorrem à agenda do celular”, cita o palestrante dando algumas sugestões de mudanças. “Faça combinações por associações, cultue amizades evitando a solidão e faça alguma atividade, a dança é ótima porque estimula a memória.”

Publicado em: 10/03/2014 17:59:54