Câmara terá acervo de publicações em Braile

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araraquara terá todo o acervo de publicações em Braile da Gráfica do Senado. O anúncio foi feito por Florian Augusto Coutinho Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), na noite da quinta-feira (14).

Madruga esteve no Palacete “Vereador Carlos Alberto Manço” para formalizar parceria entre a Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo com a ABEL. O pronunciamento dele abriu a Sessão Cidadã. “Estou muito feliz por estar aqui, acompanhando a Sessão Cidadã. Hoje, aprendi muito”.

A parceria com a Abel tem por objetivo intercâmbio e cooperação técnico-científica para o desenvolvimento institucional e de Recursos Humanos. Madruga fez a doação de três exemplares da Lei Orgânica do Município impressos em Braile. Um ficará na Biblioteca da Câmara, um irá para a Biblioteca “Mário de Andrade” e outro para o Instituto de Cegos Santa Luzia.

A Biblioteca do Legislativo araraquarense receberá, já na próxima semana, os cinco volumes da Constituição Federal. De acordo com Madruga, que também é diretor da Gráfica do Senado, a cada semana uma nova publicação será enviada, como a Constituição Estadual, a Lei Maria da Penha, os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, dicionários e outras. Mensalmente, o Jornal do Senado, também em Braile, estará na Câmara.

Florian Madruga afirmou que “este é um trabalho der cidadania, de inclusão e acessibilidade”. Há 15 anos a Gráfica do Senado implantou a impressão em Braile a pedido de um deficiente visual. Ele falou sobre diversos projetos de acessibilidade desenvolvidos no Senado. “Parcerias como esta são importantes e temos interesse ampliar cada vez mais nossos laços com a Câmara Municipal de Araraquara e a Escola do Legislativo”.

 

Escola

O presidente da Abel destacou a atuação da Escola Legislativo araraquarense, lançada em agosto de 2013, e em plena atividade, realizando os mais variados cursos e atividades. “O Poder Legislativo está evoluindo, a Escola contribui para a retomada da conscientização dos parlamentares e os cidadãos estão voltando a frequentar a Câmara Municipal”, disse.

Para Madruga, as Escolas “desempenham um importante papel no fortalecimento do Legislativo e da democracia; têm um papel transformador e a capacidade de aprimorar ainda mais o papel que cabe ao Poder Legislativo, que hoje está atrofiado”.

Madruga lembrou que há dez anos havia apenas quatro Escolas no país. “Hoje, já são 99, ainda faltam 5.400 para chegar a todas as Câmaras Municipais. Quando fecharmos esse círculo vamos comemorar um grande avanço para o Poder Legislativo e para a democracia porque as Escolas integram, agregam e fazem com que todos se sintam mais iguais”.

Por fim, o presidente da Abel elogiou Araraquara e a Sessão Cidadã, iniciativa inédita da atual Mesa Diretora. “Quando estive aqui pela primeira vez, foi amor à primeira, sempre fui muito bem recebido e muito bem tratado. Sou franciscano e sinto uma grande alegria em servir Araraquara”.

 

Parceiro

O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara Municipal, agradeceu o carinho demonstrado por Madruga. “Ele tem o apelido de ‘Gracinha’ pelo excelente tratamento dispensado às Câmaras Municipais. E, para nós, para Araraquara, é uma honra e uma grande alegria ter um parceiro com o Florian Madruga”, discursou.

João Farias destacou que o Legislativo araraquarense “vem adotando medidas que vão de encontro ao que o senhor vem batalhando”. Ele citou a criação da Escola do Legislativo, da Sessão Cidadã, a introdução da tradução simultânea das sessões para Libras e outras.

Diretora presidente da EL, a vereadora Edna Martins (PV) salientou a importância e a atuação da Escola desde a criação, como os cursos, palestras e as parcerias firmadas. Edna destacou como grandes conquista e avanço a parceria com a Abel. A vereadora também ressaltou a presença de Florian Madruga e o trabalho desenvolvido por ele.

Representando as bancadas partidárias na Câmara Municipal, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Dr. Helder (PPS), Édio Lopes (PT), William Affonso (PDT), Farmacêutico Jefferson Yashuda (PSDB) e Edna Martins (PV) saudaram o presidente da Abel. João Farias presenteou Madruga com um livro o “Álbum de Araraquara 1915”, com histórias e fotos da cidade até 1915.




Publicado em: 18/11/2013 19:26:06