Vereadores ouvem reclamações de moradores da Salomão Tabak

A vereadora Edna Martins (PV) e o vereador Geicy Sabonete (PSDB) visitaram na manhã de quarta-feira (2), em companhia da engenheira agrícola Simone Oliveira, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Setor I, Jardim Roberto Selmi Dei. Na Rua Prof. Dr. Salomão Tabak. Vereadores  e Engenheira tiveram contato com moradores que reclamam da situação de árvores que antes de contemplarem o meio ambiente filtrando o ar, com a vida útil comprometida colocam em risco a segurança das pessoas e danificam com seus galhos quebrados veículos estacionados.

A reclamação da comunidade ali residente é embasada pela presença de cupins que proliferam em árvores, e segundo moradores, invadem as residências. O cupim por sua diversidade alimentar é capaz de consumir madeira, papéis e derivados de celulose, couro, lã, e no caso especifico da Salomão Tabak, móveis e até o madeiramento das casas.

A situação remete ao imaginário popular que cita ter sido Araraquara edificada sobre um “Cupinzeiro” (ninho de cupins - montes feitos de uma pasta de terra, fragmentos de madeira, excrementos e saliva produzida pelo próprio cupim). A variedade existente na Rua Salomão Tabak é cupim de solo que prolifera em razão da não variedade de espécies de árvores plantadas.

Segundo a engenheira agrícola Simone as poucas espécies de árvores deixa as suscetível a praga. Para a engenheira em casos da percepção da presença de cupins em árvores, é aconselhável entrar em contato com a Gerencia de Arborização Urbana - Secretaria do Meio Ambiente e nunca incorrer na poda drástica que torna também a árvore suscetível ao ataque da praga. Também a erradicação e novo plantio, sem aconselhamento não é aconselhável, pois tende ao plantio indiscriminado.

Para Simone manter contato com a “Gerencia” via fone (3301-9000 ou 0800-774-0440), ou requerimento é importante, pois a equipe técnica da Secretaria consegue avaliar as necessidades da árvore, aquilo que poderá reprimir os danos, se pulverização, poda, alargamento da calçada ou a erradicação. Considera Simone  que a cidade de alta temperatura necessita do plantio de árvores, mas de espécie adequada e não um plantio indiscriminado.

A solução do problema da Rua Salomão Tabak foi encontrada  na visita dos vereadores e engenheira, e através de  requerimento a Secretaria do Meio Ambiente – Gerência de Arborização Urbana as árvores terão o atendimento necessário.

Publicado em: 03/10/2013 18:57:19