Processo de retirada de lodo em lagoas na Estação de Tratamento de Esgoto continua

Na terça-feira (09), o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Edio Lopes (PT), esteve na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), juntamente com o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Donizete Simioni, e outros servidores da autarquia para verificar as melhorias que estão sendo feitas no local.

Desde julho, as duas lagoas de sedimentação da ETE estão passando por uma limpeza, visando à retirada de 60 mil m³ de lodo acumulado. Atualmente, a eficiência de tratamento é por volta dos 60%, mas a meta é chegar aos 80% até 2020.

A empresa Fos Engenharia é a responsável pelo processo de remoção, feita por meio de dragagem e desidratação do lodo. O resíduo fica armazenado em geobags, uma espécie de bolsa filtrante, durante 15 meses, até secar e ser descartado corretamente. O investimento nessa obra é de aproximadamente R$ 2,6 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão são recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e R$ 1,1 milhão são recursos próprios do Daae.

De acordo com Simioni, a retirada do lodo é parte de um processo iniciado em 2017. “Há um grande empenho para que a ETE volte a funcionar com uma eficiência acima dos 80%, como era antigamente. Também estamos recuperando o sistema de aeração”, pontou o superintendente.

Para o parlamentar, as manutenções na ETE devem continuar sendo feitas regularmente. Além disso, Lopes parabenizou o Daae pelas obras. “Com esses investimentos, Araraquara pode ser considerada um exemplo ao cuidar do seu esgoto e da sua água. A retirada do lodo é um passo importante, já que desde a inauguração, em 1998, esse procedimento nunca foi feito”, destacou.

Confira mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/PvC8VwJGwZXncoD38

Publicado em: 09/10/2019 12:56:34