Aplicativo promete apoio a grupos em situação de vulnerabilidade

A vereadora Thainara Faria reuniu-se com as idealizadoras do projeto

Transformar o conhecimento adquirido ao longo da formação em melhorias para a sociedade, esse é o projeto de conclusão de curso de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) “Profª Anna de Oliveira Ferraz”. A proposta é a criação de um aplicativo para celular que ajude minorias políticas - mulheres, negros e LGBTQIA+ - em situações de risco e de vulnerabilidade.

O aplicativo consiste na criação de uma rede de apoio para acolher denúncias de pessoas que sofrem assédio e agressão. Na tela inicial do aplicativo, há um botão em que o usuário pode clicar para disparar um alerta avisando aos amigos, previamente cadastrados, sobre o perigo e sua localização. Além disso, outros usuários, ainda que desconhecidos, podem ajudar a vítima. “Se o usuário estiver em localização próxima à ocorrência, ele também será notificado para que possa prestar ajuda. O objetivo é criar empatia entre as pessoas”, explica Joyce Francezi, uma das idealizadoras do projeto.

Joyce e a colega Agnes Bastos estiveram na tarde de quarta-feira (13) no gabinete da vereadora Thainara Faria (PT) para apresentar as etapas finais do trabalho. “Falta apenas inserir o layout final, ajustar algumas informações e colocar o mapa. Estamos deixando o mapa por último, pois ele pode sobrecarregar o aplicativo”, relata Agnes. Também participam do desenvolvimento do projeto as estudantes Lilian Abonizio Gouvea e Nicoly Beatriz Sousa Pereira. A parlamentar, que acompanha o trabalho das alunas desde a sua criação, elogiou a iniciativa. “É muito bonito ver que vocês estão se esforçando para ajudar o próximo. Que bom que a inteligência das pessoas em várias áreas, como a tecnologia da informação, está fazendo o bem social. Às vezes, pensamos que é preciso ser cientista social para contribuir com a sociedade, mas cada qual em sua profissão pode fazer sua parte.”

Feitas as alterações finais, o grupo entrega o trabalho no início de dezembro. A expectativa é que o aplicativo seja disponibilizado nas principais plataformas em breve.

Publicado em: 26/11/2019 16:37:55