Ações para acolhimento de pessoas em situação de rua são abordadas em reunião

Na quarta-feira (27), o presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), se reuniu com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, a fim de entender quais ações estão em andamento para atender as pessoas em situação de rua do município.

Segundo a chefe da pasta, há um comitê, composto por integrantes de diversos setores como Saúde, Segurança Pública, Assistência Social e Organizações Não Governamentais, que atua, de forma articulada com as políticas públicas municipais, para reinserção social dessas pessoas.

Jaqueline também afirmou que, atualmente, cerca de 93 pessoas estão em acolhimento e outras 65 estão sendo monitoradas pela Secretaria. “Para participar do Programa de Incentivo e Inclusão Social, o PIIS, que oferece bolsa auxílio de um salário mínimo, por exemplo, eles precisam frequentar cursos de capacitação e voltar para a educação formal; porém alguns não querem aderir ao programa e não podemos forçá-los.”

A Prefeitura conta com a Casa Transitória e com o Centro POP, que atendem especificamente as pessoas em situação de rua, oferecendo refeição e abrigo. “Hoje, a população mais jovem, que faz uso abusivo de substâncias químicas, é o nosso maior desafio, pois a maioria não aceita o acolhimento. A sociedade, no geral, também precisa se conscientizar que dar condições para que eles continuem na rua, dando dinheiro, por exemplo, dificulta ainda mais eles quererem sair dessa situação.”

A gerente da Proteção Social Especial, Ana Cássia Volpe, aproveitou para informar que algumas pessoas parecem estar em situação de rua, mas, na verdade, estão envolvidas com o tráfico de drogas e possuem moradia.

O vereador reconheceu a importância das ações desenvolvidas e convidou a secretária para ir até a Câmara Municipal e falar sobre esses serviços aos demais parlamentares. “Como presidente da Comissão, preciso criar essa integração e contribuir para a construção de soluções para esses problemas sociais”, afirmou Gerson da Farmácia.

A coordenadora executiva da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Cecília Sambrano, também participou da reunião.

Publicado em: 27/11/2019 17:06:47