Decoração natalina de 2019 é inaugurada

Vereadora Juliana Damus (Progressistas) propôs emenda ao orçamento a confecção dos enfeites e da árvore

Os preparativos para o Natal já estão a todo o vapor e, para que os araraquarenses entrem no clima, a Prefeitura decorou e iluminou o centro da cidade. Na noite da sexta-feira (6), foi inaugurada, durante solenidade no Paço Municipal, a decoração natalina de 2019 do projeto EcoMagia. Neste ano, os enfeites foram colocados na fachada da Câmara Municipal e da Casa da Cultura, além de uma árvore de Natal, montada em frente ao Paço Municipal.

A realização do projeto é do Executivo, uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e a Secretaria de Cultura e Fundart, mas a ideia só foi colocada em prática porque no ano passado, ao longo da elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2019, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) propôs emenda ao orçamento para que recursos fossem destinados para a decoração natalina.

O desenvolvimento de cada detalhe do projeto ficou por conta da Associação Mãos que Criam, grupo de artesãs que tem mais de 12 anos de história na cidade e um dos empreendimentos mais antigos de economia solidária de Araraquara, e a ideia foi colocada em prática com 25 mulheres que participam do Programa Frente de Trabalho do Estado de São Paulo. A sustentabilidade foi destaque na elaboração do projeto. Toda a decoração foi confeccionada com material reciclável, as garrafas pets, compradas da Cooperativa Acácia.

Para a vereadora, é uma oportunidade de conciliar geração de emprego e renda com a valorização da área comercial da cidade. “A decoração torna a cidade mais atraente, não só para quem mora aqui, mas também para quem vem de fora. Desse modo, além da Prefeitura realizar um trabalho através da Economia Solidária e Criativa, uma vez que é ofertada qualificação e renda para as participantes do projeto, também fomentamos o turismo e o comércio do município.”

Participaram do evento o prefeito Edinho Silva (PT), a coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a coordenadora de Cultura, Gabriela Palombo, a presidente da Associação Mãos que Criam, Solange de Matos, e o vereador Paulo Landim (PT).

Publicado em: 12/12/2019 13:32:20