Horta comunitária é inaugurada no São Rafael

O vereador Edio Lopes participou da solenidade

Na tarde de sexta-feira (20), foi inaugurado, em solenidade realizada pelo Executivo no Centro de Artes e Esportes Unificados "Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral" (CEU das Artes), no Jardim São Rafael, o programa intitulado “Colhendo Dignidade”, que cria hortas comunitárias para produção de hortifrútis, que serão distribuídos entre famílias das seis regiões do Programa “Territórios em Rede”: Valle Verde, Parque São Paulo, Hortênsias, Cecap/Oitis, Cruzeiro do Sul e São Rafael.

O projeto da Prefeitura foi indicação do vereador e vice-presidente Edio Lopes (PT). Para Edio, “as hortas comunitárias são capazes de promover integração entre a comunidade, além de garantir dignidade a essas pessoas que poderão comer alimentos de qualidade, sem agrotóxicos”. A representante do Coletivo da Horta Steyce Chaves também entende a iniciativa como importante para a comunidade. “Esse projeto será fundamental para unir as pessoas daqui, para praticarmos a coletividade.”

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, o programa vai ao encontro das necessidades da população. “São projetos como esse que fortalecem a família e o ser humano, para que ele não precise romper consigo mesmo.”

O São Rafael foi a primeira região a receber as mudas para plantio, mas a expectativa é de que, nos próximos meses, ocorra a plantação nos demais territórios. A execução do programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da coordenadoria de Segurança Alimentar, e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), responsável por prover os recursos financeiros.

Ao final do evento, Edinho agradeceu os participantes e reiterou que, no futuro, a iniciativa pode ser fonte de renda. “Eu espero que a comunidade se organize, esteja presente nesse projeto. Eu acredito que, daqui a um tempo, será possível a criação de uma cooperativa que irá garantir renda a essa comunidade. Eu penso que a economia criativa e solidária pode transformar realidades”, frisou.

Estiveram presentes a secretária da Saúde, Eliana Honain, o vice-presidente e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, o superintendente do Daae, Donizete Simeoni, o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazzeta, a coordenadora de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, o coordenador de políticas de promoção da igualdade racial, Luiz Fernando Costa, além da gestora do projeto, Enedina Andrade e moradores do bairro.

Confira as fotos aqui

Publicado em: 20/12/2019 17:41:48