Jovens cobram por mais espaços para apresentações culturais

Secretaria de Cultura responde a questionamento feito por estudantes do Parlamento Jovem
Visualize fotos

Mais espaços públicos para apresentações culturais. Esta foi a solicitação endereçada à Prefeitura pelas alunas da Escola Estadual “João Batista de Oliveira”, Luiza Kauani Jardim Redondo e Kívia Maria Amaragi Dias da Silva, durante a Sessão do Parlamento Jovem, realizada em dezembro e fruto de projeto organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara. Na ocasião, as estudantes, ou vereadoras jovens, foram apadrinhadas pela vereadora eleita, Juliana Damus (Progressistas).

Uma prova de como a cultura é importante para o jovem, na opinião da parlamentar.  “A preocupação destas meninas com o acesso a espaços de lazer e cultura demonstra que, ao contrário do que muitos pensam, os jovens estão interessados e comprometidos com a produção cultural”, aponta Juliana.

No documento elaborado pelas jovens, elas questionam a possibilidade de ampliação da utilização do Teatro “Wallace Leal Valentim Rodrigues”, visto que o Teatro Municipal está atualmente fechado para reformas. Elas também propõem a criação de novos espaços públicos para apresentação de artistas e grupos amadores da cidade e região.

 

Resposta

A Prefeitura se manifestou por meio de ofício assinado pela secretária de Cultura, Teresa Telarolli. Segundo ela, não há restrição para ocupação do teatro, desde que obedecidos alguns requisitos, como gratuidade do evento e atendimento às normas de segurança pessoal e patrimonial. “A agenda do Teatro Wallace costuma ser bastante requisitada durante todo o ano, em uma clara demonstração da política inclusiva e transparente na cessão do espaço e no estímulo à difusão cultural”, afirma Teresa. A secretária ainda cita outros espaços disponíveis para realização de eventos, como o Teatro de Arena, o auditório da Biblioteca Municipal, dos museus, o salão do Palacete das Rosas e a totalidade das dependências do CEU das Artes.

 

Parlamento Jovem

O projeto é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara com o objetivo principal de aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara fizeram parte do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas em sessão especial no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis. Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.




Publicado em: 07/01/2020 13:57:42