Parque do Basalto reabre em 90 dias

Vereador Tenente Santana afirmou que Araraquara merece e precisa de um espaço como este. Vereadores participaram do ato de assinatura da ordem de serviço para início da revitalização do parque

O Parque do Basalto, fechado desde 2018, deve reabrir em 90 dias. Esta é a informação dada durante o ato de assinatura da ordem de serviço para a revitalização do parque, ocorrido na manhã de sexta-feira (24), no próprio parque. Com uma biodiversidade de 350 espécies de árvores e outras 110 de aves, todas catalogadas, a área de 64 mil m² receberá um investimento de R$ 568 mil, oriundo do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Depois de reaberto, o parque passará a sediar o Centro de Educação Ambiental e ainda será transformado em Parque Natural, uma Unidade de Conservação e Proteção Integral, ou seja, um espaço que não pode ser habitado pelo homem, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, em atividades como pesquisa científica e turismo ecológico.

O Parque do Basalto começou a surgir depois do fechamento, em 1969, de uma pedreira, que existia no local desde 1938. Durante 20 anos, até 2018, o parque era administrado pela Uniara, que desistiu da parceria com o município. Desde então, ele estava fechado ao público, que temia pela sua destruição.

O presidente da Câmara, vereador Tenente Santana (MDB), falou da importância que o parque para a cidade. “Dentro de pouco tempo, o Parque do Basalto voltará a ter o esplendor que lhe é peculiar e será reaberto para a população. Aqui sentimos o poder e a fragilidade da natureza ao nosso lado, em cada planta, inseto, formação rochosa, na queda d’água, enfim, tudo aqui é inspirador”, afirmou.

O prefeito Edinho Silva (PT) destacou os projetos que serão implantados no local. “Além de aberto para visitação da população, o Parque do Basalto funcionará como um laboratório de educação e preservação, voltado à conscientização, principalmente de crianças, da importância da preservação da natureza, dos pontos de produção de água e acolhimento de espécies”, disse. O espaço natural integra a Bacia do Rio do Ouro.

Também participaram do evento os vereadores Edio Lopes (PT - vice-presidente da Câmara), Lucas Grecco (PSB - 1º secretário), Paulo Landim (PT), Roger Mendes (Progressistas) e Toninho do Mel (PT); o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni; a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ana Carolina Marcondelli; a diretora de Gestão Ambiental do Daae, Kátia Castro de Matteo; e Rodrigo Martine, representante da empresa que executará a revitalização do parque; além de outros convidados.

Publicado em: 24/01/2020 11:56:48