Após indicação do Parlamento Jovem, lombofaixa é instalada no Roxo

Estudantes apontaram a necessidade do dispositivo de segurança nas proximidades de escola

Durante a edição 2019 do Parlamento Jovem, os vereadores jovens Vitor Hugo Martiniano e Bruno Rafael Machado Fernandes, apadrinhados pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB), fizeram a Indicação nº 013/2019, para instalação de lombofaixa em frente à escola onde estudam, a Escola Estadual “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso”, localizada no Jardim Adalberto Roxo. A solicitação foi atendida no dia 3 de dezembro de 2019 pelo Executivo.

Segundo os estudantes, há diversas reclamações sobre a imprudência dos motoristas no local. “A via é mão dupla, com trânsito intenso e os condutores trafegam em alta velocidade.  A indicação busca proporcionar mais segurança aos alunos, evitando acidentes”, afirmou Vitor.

O Parlamento Jovem

É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara fizeram parte do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas em Sessão especial no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.

Publicado em: 05/02/2020 12:52:15