Edição 2020 do Parlamento Jovem chega às escolas

Desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, o projeto tem o objetivo de oferecer formação política e cidadã aos jovens

Na segunda-feira (2), foi dado início à segunda etapa do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. A Escola Estadual “Maria Isabel Rodrigues Orso”, no Jardim Adalberto Roxo, foi a primeira das 35 instituições participantes a receber a iniciativa. Esta é a 7ª edição do projeto, cujo objetivo principal é transmitir aos alunos do nono ano como funciona o Poder Legislativo e o papel dos vereadores.

Na ocasião, 26 alunos puderam aprender um pouco mais sobre o que é política e as competências dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No final da aula, os estudantes participaram de um jogo para testar e fixar o aprendizado. A representante do grupo vencedor, Elaine Maria Galdino da Silva, aprovou a experiência: “Achei muito legal saber como funciona a Câmara e o que fazem os vereadores”, disse.

A partir de agora, os alunos terão três semanas para colocar em prática o que aprenderam, sugerindo melhorias para a cidade por meio de um dos três instrumentos de trabalho dos vereadores: indicação, requerimento ou projeto de lei. A orientação ficará sob a responsabilidade dos professores-apoiadores. “Eles reclamam muito da demora no atendimento nos postos de saúde e agora poderão levar isso até a Prefeitura. Estamos preparados”, conta a professora de história Maria Cristina Rodrigues.

Das proposituras enviadas, 18 serão escolhidas e seus autores conhecerão os gabinetes e receberão orientação dos parlamentares para depois defenderem suas propostas em uma sessão especial, marcada para o dia 18 de junho, quando todos eles serão vereadores por um dia. Vale ressaltar que todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem são encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.

Confira as fotos aqui

Publicado em: 02/03/2020 16:20:01