Memória: Museu Histórico

Dia Nacional do Museu e Semana Municipal do Museu

O Memorial da Câmara Municipal relembra que dia 18 de maio é o Dia Nacional dos Museus, mês em que se comemora em nosso município a Semana dos Museus.

O primeiro museu no município é o Museu Histórico "Voluntários da Pátria".

Contexto histórico

Foi na gestão do então prefeito Pereira Lima, que por meio da Lei Municipal nº 361, de 5 de novembro de 1954, foi criado o Museu Histórico. O projeto teve a autoria do ex-vereador José Alfredo Amaral Gurgel.

O Museu Histórico seria então um órgão anexo à Biblioteca Pública Municipal "Mário de Andrade", incumbido de organizar os serviços de documentação relativo aos interesses históricos, geográficos e culturais do município.

Depois de quatro anos, foi institucionalizado pelo Estado, através do Decreto nº 33.980, de 19 de novembro de 1958.

Em 24 de maio de 1970, foi aberto ao público.

Antigo Casarão onde o Museu Histórico funcionou por muitos anos

O Museu Histórico leva o nome "Voluntários da Pátria" em homenagem aos jovens araraquarenses que foram combater na Guerra do Paraguai, em 1886. Em 1975, ganhou um espaço próprio e passou a funcionar no prédio histórico construído em 1898, que tinha sido sede da cadeia, Fórum, Prefeitura e Câmara Municipal.

Prédio histórico na Praça Pedro de Toledo

Atualmente, a cidade de Araraquara possui outros museus importantes, como o Museu Ferroviário "Francisco Aureliano de Araújo", o Museu da Imagem e do Som (MIS) "Maestro José Tescari", o Museu do Futebol e dos Esportes, e o Museu de Arqueologia e Paleontologia (Mapa).

Fontes:

Publicado em: 15/05/2020 16:00:00