Memória: Juventude Constitucionalista

23 de maio, importante data para a democracia brasileira

O Memorial da Câmara Municipal, na semana em que comemoramos o Dia da Juventude Constitucionalista, 23 de maio, com a intenção de preservar o resgate histórico, disponibiliza o histórico Álbum Paulista, uma publicação da época, que traz ilustrações de emblemas, medalhas, distintivos, símbolos, selos, cartazes, capacetes, bandeiras e flâmulas, elaborados por ocasião da Revolução Paulista de 1932.

Acesse na íntegra: ÁLBUM PAULISTA

Recordando um pouco do contexto histórico:

Esse álbum faz recordar a importante data para a democracia brasileira, 23 de maio de 1932, na capital paulista, há 88 anos. O país vivia sem uma Constituição, não havia Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, nem Câmara Municipal e o povo pedia eleições e uma Constituição.

Naquele dia, manifestações aconteciam em frente ao Quartel General da Força Pública, quando alguns integrantes forçaram a porta da sede. Nesse momento, se escuta uma gritaria no meio da praça da República, com correria, raiva, brigas e gritos; o povo estava sendo atacado a tiros.

Os jovens estudantes Mario Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, durante a manifestação contra o governo de Getúlio Vargas, foram mortos num confronto com a polícia e ficaram conhecidos pela sigla M.M.D.C.. Houve um outro jovem estudante entre eles, Orlando de Oliveira Alvarenga, ferido no confronto, que faleceu meses depois e as iniciais de seu nome não compuseram a sigla.

Esse episódio foi o início para a revolta paulista contra o governo, que estourou no dia 9 de Julho, se tornando o maior enfrentamento em nosso país no século XX, denominado Revolução Constitucionalista de 32.

Nota: Hoje esse monumento está localizado na Praça do Soldado Constitucionalista, na Avenida Bento de Abreu, em nossa cidade.

A morte dos estudantes e de muitos outros heróis nos campos de batalha, não foram em vão. Em 1934 e depois em 1946, o Governo Federal reconheceu a luta justa e promulgou a Constituição.

Fontes:

Publicado em: 22/05/2020 08:00:00