Após questionamento, Cultura abre novo edital de apoio a artistas da cidade

Requerimento foi assinado pelo vereador Rafael de Angeli

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundação de Arte e Cultura de Araraquara (Fundart) acabam de lançar mais um edital para apoiar os artistas locais. As inscrições vão até o dia 31 de maio. Para o vereador Rafael de Angeli (PSDB), a iniciativa é uma resposta ao Requerimento nº 472/2020, de sua autoria, em que pede informações sobre o Edital nº 7/2020, que contemplou 37 produções de vídeo dentro do programa virtual Cultura em Rede. Os projetos selecionados receberam R$ 1 mil cada e estão sendo exibidos na TV Web da Prefeitura.

De acordo com o parlamentar, que também é músico, além do documento apresentado, foram feitas reuniões virtuais com a secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, em que foi sugerida a ampliação do número de contemplados no edital. O motivo, elencado por Angeli, estaria na pandemia provocada pelo novo coronavírus que levou artistas e agentes culturais locais a “condições de desemprego maciço da categoria, colocando essas pessoas em absoluta vulnerabilidade econômica e social”.

O diálogo foi fundamental para a elaboração do novo edital, como explicou a secretária: “Quando estávamos na iminência de lançarmos o projeto, os músicos locais organizaram-se e, por meio de representantes por eles indicados, apresentaram demandas específicas para a área. A partir daí, realizamos encontros e diálogos extremamente cordiais e proveitosos, de onde consolidaram-se as iniciativas e o formato do apoio demandado”.

“Agora, com este novo edital, mais artistas poderão ser beneficiados. Também reforçamos a necessidade de apoio psicológico e também alimentar, para quem está em necessidade extrema”, apontou Angeli. Sobre a possibilidade de entrega de cestas básicas, Teresa informou que a demanda foi encaminhada à Rede de Solidariedade do município para que seja avaliada a possibilidade do benefício. Quanto ao atendimento psicológico, a secretária disse que o serviço está sendo oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio do telefone (16) 3305-5609.

Edital para Lives

Depois da seleção de vídeos com linguagens variadas, agora os trabalhos voltam-se para lives musicais (apresentações ao vivo). Samba, pagode, rock, sertanejo, instrumental, funk e rap são os estilos musicais inclusos para essa programação. As lives serão realizadas a partir da primeira quinzena de junho e transmitidas pela TV Web da Prefeitura (canal da Prefeitura no YouTube).

As inscrições vão até o dia 31 de maio e os projetos devem ser encaminhados exclusivamente por e-mail (emartistas@gmail.com). Os documentos necessários para a inscrição – assim como demais informações – estão disponíveis no edital que se encontra no site da Prefeitura de Araraquara, em "Editais da Cultura". As propostas aprovadas receberão o valor bruto de R$ 500 e R$ 1 mil por uma sessão realizada.

Publicado em: 27/05/2020 17:52:58