Autistas e pessoas com deficiência terão direito a acompanhante hospitalar durante a pandemia

Protocolo foi estabelecido por indicação do vereador Roger Mendes

Após a Indicação nº 1.824/2020 do vereador Roger Mendes (Progressistas), encaminhada ao Executivo no fim de maio, para que seja elaborado um protocolo para garantir acompanhante hospitalar às pessoas com deficiência e autistas durante a pandemia, a medida foi adotada pela Prefeitura.

Em ofício, o Executivo afirmou que enviará um comunicado a todos os setores da Saúde, principalmente Unidades de Pronto Atendimento e Hospitais, autorizando o acompanhamento nos casos de atendimento dos pacientes com autismo e deficiência.

Antes desta medida, Mendes explicou que, nesse momento de pandemia, em caso de impedimento da pessoa com deficiência ter um acompanhante, os responsáveis necessitavam procurar a Defensoria Pública e solicitar esse direito por ordem judicial alegando o motivo. “Agora as famílias terão muito mais tranquilidade durante o tratamento, sabendo que poderão acompanhar seus parentes com deficiência sem trâmites burocráticos”, frisou o vereador.

Publicado em: 19/06/2020 17:49:52