Moradores em situação de rua recebem encaminhamento e deixam Praça do Santana

Problema social dos moradores de rua não foi solucionado totalmente, diz vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

Em pronunciamento na tribuna da Câmara na terça-feira (23), o vereador Jéferson Yashuda (PSDB) disse que, após protocolar a Indicação nº 1.881/2020 e chamar a atenção, na Sessão Ordinária anterior, sobre as pessoas em situação de rua que estavam alojadas na Praça da Igreja do Santana, providências foram tomadas. O local, que fica em frente à Casa Transitória, ficou ocupado por barracas de lonas improvisadas por aproximadamente 90 dias.

“Um absurdo, porque a Casa Transitória é justamente o órgão público responsável pelo acolhimento dessas pessoas”, disse Yashuda. “É como se fosse um aluno matriculado permanecendo por 90 dias do lado de fora do portão da escola e não ser acolhido por ela; é como se fosse uma pessoa enfartando permanecer horas na porta de uma unidade de pronto atendimento e não ser acolhida; é como se houvesse uma queimada defronte à corporação do corpo de bombeiros e os mesmos não fossem apagar o fogo”, comparou.

Para o parlamentar, o fato de essas pessoas terem sido acolhidas, não soluciona o problema, “em sua totalidade.” “Assim como na Educação, o fato de acolher um aluno que estava à espera no portão não vai resolver o problema da evasão escolar; bem como o atendimento àquela pessoa enfartada esperando há horas na porta do Pronto Socorro não vai resolver todos os problemas da Saúde; e assim como as queimadas urbanas não serão resolvidas com os bombeiros apagando o fogo defronte à corporação, tendo em vista tantos outros incêndios que existem”, prosseguiu.

Entretanto, Yashuda afirmou que “o que está ao alcance imediato do serviço público obviamente é uma obrigação, sendo inadmissível moradores de rua dormindo na porta da Casa Transitória”. O vereador reiterou que isso nunca havia acontecido na Praça da Igreja do Santana. “Nasci no Santana, sou morador, trabalho na farmácia do bairro e frequento a comunidade. Esse fato foi inédito e tenho a convicção que não deverá mais acontecer. Os problemas sociais não foram resolvidos com essa ação, mas foi feito o que se espera do serviço público”, declarou. Por fim, o parlamentar destacou o empenho da secretária da Saúde, Eliana Honain, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jaqueline Pereira Barbosa, e de todos os demais envolvidos.

Com informações da assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

Publicado em: 26/06/2020 16:21:01