'Melhorar a iluminação pública aumenta a segurança'

Fala foi feita pelo vereador Tenente Santana em evento de assinatura de convênio para a substituição de toda a iluminação pública de Araraquara
Visualize fotos

“Nenhuma cidade do Brasil, infelizmente, tem o policiamento ou a estrutura de segurança que deveria ter. A legislação nem sempre ajuda. As pessoas saem de casa para trabalhar e, principalmente à noite, correm riscos. Uma das formas de melhorar a segurança é ter uma boa iluminação pública, nas ruas e praças da cidade." A argumentação foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), na manhã de quinta-feira (9), durante a assinatura de dois contratos firmados pela Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, para a obtenção de recursos que somam R$ 65.299.373,03, para iluminação pública e reforma de alguns espaços públicos.

Serão substituídos 33 mil pontos de iluminação pública, equivalente a toda iluminação pública dos bairros da cidade, já que o centro também terá a iluminação modernizada, porém, por outro convênio já assinado anteriormente. Serão colocadas lâmpadas de tecnologia LED, mais econômicas, com investimento de R$ 53.299.372,03. A administração municipal terá 12 meses de carência para começar a pagar o convênio, e outros 72 meses para amortização do crédito. “A economia que estas lâmpadas proporcionam praticamente paga todo o investimento, além de gerar mais luminosidade em toda a nossa cidade”, disse Santana em seu pronunciamento.

Segundo o prefeito Edinho Silva (PT), a cidade de Araraquara será pioneira no Brasil em ter toda a iluminação pública feita por LED. “Agradeço aos servidores da Prefeitura, que montaram estes projetos, aprovados pelo Tesouro Nacional e pela Caixa. Iluminar melhor deixa a cidade mais segura para o cidadão, para o comércio; deixa a cidade mais bonita e economiza energia elétrica”, afirmou.

Também participaram do encontro o vereador Paulo Landim (PT), o gerente regional da superintendência regional de Ribeirão Preto da Caixa Econômica Federal, Marcelo Silva Tsunoda, secretários municipais e outros representantes do banco.




Publicado em: 09/07/2020 17:30:37

Publicado por: Foto: Celso Luís Gallo/Prefeitura