Notícia divulgada pela Prefeitura é alvo de requerimento

Vereador José Carlos Porsani cobra esclarecimentos sobre suposta fake news

No dia 23 de julho, foi compartilhada, nas redes sociais da Prefeitura e do prefeito Edinho Silva (PT), uma notícia do “Diário do Estado”, que listava Araraquara entre as 10 melhores cidades do Estado de São Paulo para se viver. No entanto, a pesquisa, publicada como atual, seria de 2010, como alega o vereador José Carlos Porsani (PSDB) no Requerimento nº 734/2020, em que cobra explicações do Poder Executivo, com base no Projeto de Lei nº 2.630/2020, aprovado pelo Senado Federal, de combate às fake news.

Segundo o parlamentar, o levantamento foi feito pelo portal RCIA. No documento, Porsani reproduz o seguinte trecho da reportagem: “Pesquisa publicada por um jornal de Goiás esta semana, sem especificar o período em que dados foram coletados, leva a Prefeitura de Araraquara a compartilhar a reportagem como se fosse trabalho recente. Na verdade, a pesquisa é de 2010 e estaria sendo agora usada de forma subliminar, em ano eleitoral, para exibir um cenário já mostrado em 2013, pelo extinto jornal Tribuna Impressa e a CBN Ribeirão”.

De acordo ainda com o vereador, os jornalistas do portal RCIA tentaram contato com a Prefeitura e a redação do “Diário do Estado” para apurar a data da pesquisa, sem sucesso. No entanto, em contato com Fundação João Pinheiro, sediada em Minas Gerais, obtiveram a seguinte resposta: “O IDHM municipal só pode ser calculado com dados do Censo Demográfico do IBGE, assim sendo o último IDHM disponível é o de 2010.”

Fake News

No requerimento, o parlamentar questiona se o prefeito e a Prefeitura de Araraquara, antes de replicar a informação, fizeram um levantamento para aferir sua veracidade. Ele também pergunta se haverá uma retratação pública.

Por fim, o parlamentar cita o PL 2.630/2020, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas para as redes sociais e serviços de mensagem, como WhatsApp e Telegram. A intenção é evitar notícias falsas que possam causar danos individuais ou coletivos e à democracia. O texto já foi aprovado pelo Senado Federal e segue para a Câmara dos Deputados.

Com informações da Agência Senado

Publicado em: 29/07/2020 17:20:18