Proibição do uso da buzina de trens agora é lei

De autoria do vereador Tenente Santana, lei propõe mudar um cenário de décadas
Visualize fotos

Após aprovação por unanimidade dos vereadores em Sessão Ordinária realizada no dia 28 de julho de 2020, o prefeito sancionou a lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB), que proíbe o uso de buzina por composições ferroviárias que trafegam pelo perímetro urbano de Araraquara e no distrito de Bueno de Andrada, no período compreendido entre 22 e seis horas da manhã.

“Como eu disse anteriormente, essa foi uma vitória de Araraquara e das pessoas de Araraquara que se sentiam sem forças para encontrar uma solução para um problema tão grave e que se estendeu por tantos anos. Quem mora às margens da ferrovia não consegue dormir durante a madrugada já há mais de uma década, o que, segundo eles, lhes acarretava problemas graves de saúde”, disse Santana.

Vale ressaltar que a fiscalização ficará a cargo do Poder Executivo, que dispõe de instrumentos para fazer valer a Lei Complementar nº 931, e que o descumprimento do que está especificado nesta lei resultara na aplicação de multa de 200 Unidades Fiscais do Município, o que corresponde hoje a R$ 11.536,00.

“Nas redes sociais, muitas pessoas questionaram o porquê de os trens continuarem apitando mesmo depois da aprovação do projeto de lei. A explicação é que o prefeito tinha 15 dias úteis para sancionar, mas agora já está valendo. E, para completar o ciclo, estamos encaminhando cópia da lei ao Ministério Público, que também se mostrou favorável à nossa proposta e deve cobrar os responsáveis”, observou o parlamentar.




Publicado em: 14/08/2020 19:21:53