Intérprete de libras em atendimentos psicológicos é solicitado em indicação

Autora do documento é a vereadora Thainara Faria (PT)

Na sexta-feira (23), a vereadora e vice-presidenta da Câmara, Thainara Faria (PT), protocolou a Indicação n° 1.734, que sugere ao Executivo o retorno presencial de atendimento psicológico com intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Segundo a parlamentar, é preciso considerar os elevados índices de estresse e ansiedade em toda a população e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência auditiva em tempos de pandemia para acesso pleno do serviço público. Atualmente, o atendimento psicológico remoto oferecido não atende às demandas impostas aos portadores de deficiência auditiva, tendo em vista a necessidade da presença de um intérprete de libras intermediando o contato paciente-psicólogo.

“Com o atendimento remoto, as pessoas nesta condição muitas vezes têm que contar com a ajuda de familiares nesta intermediação, gerando desconforto e uma certa limitação em transmitir seus mais verdadeiros anseios, tendo em vista que o tradutor, por vezes, é alguém de seu convívio íntimo, resultando em um tratamento ineficaz, já que o ramo da psicologia é dependente da conversa franca e sem filtros com o profissional”, justificou Thainara.

Publicado em: 28/04/2021 16:39:45