Câmara adere à campanha Novembro Azul

Funcionários e vereadores vestiram azul para simbolizar importância da prevenção ao câncer de próstata

Em novembro, Araraquara adere à campanha Novembro Azul, instituída por meio da Lei nº 8.577/2015, de autoria do vereador Gerson da Farmácia (MDB). Nesse sentido, na tarde da quarta-feira (10), servidores da Câmara, assessores e vereadores participaram de uma ação para fomentar a importância da prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa aconteceu de forma simbólica: roupas, laços e bexigas azuis coloriram o saguão da Casa de Leis.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A doença é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula que se situa logo abaixo da bexiga e à frente da parte final do intestino grosso. Alguns tumores podem atingir o órgão e crescer de forma rápida, espalhando-se para o corpo.

O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Ele é feito por meio do exame de toque retal e do exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Ainda que fundamental para a prevenção ao câncer, o exame de toque retal ainda é um tabu na sociedade. “Muitas pessoas têm vergonha de fazê-lo, mas é bem simples, rápido e seguro. Os homens precisam se conscientizar da importância de manter esse e outros exames em dia”, argumentou Gerson.

A consulta preventiva deve ocorrer a partir dos 40 anos de idade, principalmente quando há histórico familiar da doença. Sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina merecem atenção e devem ser investigados por um médico.

Publicado em: 10/11/2021 17:22:43