Deputada estadual recebe Diploma de Honra ao Mérito na Câmara

Honraria foi indicada pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e aprovada por unanimidade
Visualize fotos

Em sessão solene realizada na segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Araraquara, a deputada estadual Márcia Lia (PT) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, conforme Decreto Legislativo nº 1.112/2021. A honraria é resultado do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), a qual conduziu o evento.

“Márcia Lia foi a primeira pessoa da política a olhar para mim. Ela olha para as pessoas e genuinamente se interessa e se afeta com a vida e os problemas do outro. Uma pessoa humana que tem na empatia sua principal qualidade e que está sempre pronta para a luta. Uma mulher que se levanta e puxa as outras. Por isso, a entrega deste Diploma de Honra ao Mérito é por meu respeito, admiração, por seu compromisso com a nossa cidade, pelo seu afeto por Araraquara e por tudo o que ela vem construindo ao longo de sua trajetória política. Ela é necessária para toda nossa gente, principalmente as mais vulneráveis”, explicou Fabi.

Após o recebimento do Diploma, a deputada Márcia Lia afirmou: “Me sinto muito honrada por ser indicada para receber um título tão importante e desta Casa que é tão significativa na minha vida e na minha carreira política. Minha gratidão à minha querida vereadora Fabi Virgílio por este reconhecimento e por esta homenagem tão especial. Há mais de 20 anos tenho dedicado minha carreira à vida pública, trabalhando incessantemente pelo povo de Araraquara e pelo povo paulista, lutando por um mundo mais justo e igualitário, em que todas, todos e todes tenham as mesmas oportunidades e acessos. É com muita felicidade que recebo este diploma em reconhecimento ao esforço que temos feito todos estes anos.”

O presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), lembrou da trajetória de Márcia enquanto vereadora da Câmara Municipal de Araraquara quando ele também era parlamentar. “Na época, éramos apenas 13 vereadores e era muito difícil, pois a demanda é grande. Mas você sempre trabalhou muito e por isso construiu essa carreira. Hoje, temos 4 mulheres – a maior bancada feminina da história – e ainda é pouco. Você com certeza é uma referência para as outras mulheres e para todos na política.”

A secretária municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, representou o prefeito Edinho Silva (PT), e destacou que a homenagem é um momento histórico. “Mesmo em um ambiente majoritariamente masculino, você está firme em um mandato de mulheres, percorrendo o estado de São Paulo, nos representando e sendo um símbolo de resistência. Essa noite, mais uma vez, Araraquara faz história no combate à desigualdade de gênero com a entrega desse título a uma mulher como você.”

A solenidade contou também com a presença do vereador Paulo Landim (PT), autoridades da cidade e região, o esposo da homenageada, Nicolino Lia, e outros familiares e amigos da homenageada.

 

Sobre a homenageada

Araraquarense, advogada, professora e política brasileira, Márcia Lia entrou para a vida pública em 2001, assumindo a Coordenadoria de Participação Popular na primeira gestão de Edinho Silva (2001-2004), quando implantou o Orçamento Participativo. No segundo mandato de Edinho Silva, entre 2005 e 2008, Márcia assumiu a Secretaria de Governo, e nas eleições de 2008, foi eleita vereadora para Câmara Municipal de Araraquara. Em 2014, foi eleita deputada estadual pela primeira vez e atualmente cumpre seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo, que está em sua 19ª Legislatura, para o quadriênio 2019-2023.




Publicado em: 19/04/2022 11:41:40