Visite a Câmara: despertando o pertencimento dos jovens à política

Projeto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara apresentou Casa de Leis a alunos do JBO

“Esse pertencimento que o aluno precisa ter. Perceber que ele pertence à política. Ele não está fora, está inserido dentro desse contexto”. Com essas palavras, a professora Isabel Cristina Pagliuco, da Escola Estadual “João Batista de Oliveira” (JBO), definiu o papel do Visite a Câmara, projeto da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara que possibilita a estudantes e grupos sociais o conhecimento da estrutura física do Poder Legislativo por meio de uma visita guiada, envolvendo uma breve palestra sobre o funcionamento da Casa de Leis, as funções dos vereadores e noções básicas sobre o sistema político brasileiro.

Na tarde da quinta-feira (17), foi a vez dos estudantes do oitavo ano do JBO terem a oportunidade de conhecer os setores, o Plenário, os gabinetes e os agentes responsáveis pelo funcionamento da Câmara Municipal, a fim de entenderem o andamento dos trabalhos dos vereadores. Além disso, também puderam conversar com o presidente do Legislativo, vereador Aluisio Boi (MDB).

“O aluno precisa conhecer o que é uma Câmara Municipal. Tem gente que nunca entrou. É muito válido, e é um preparo para o Parlamento Jovem do ano que vem”, entende a professora Soraia Oliveira.

Para o estudante Rafael Machado, foi uma experiência muito diferente. “Não temos essa oportunidade todo dia. Até perguntei se poderia passar um dia aqui na Câmara e deixaram, então vamos combinar. Gostei muito de conhecer e é um ramo que quero seguir para a minha vida.”

O colega Guilherme Oliveira também gostou de saber como funciona a Casa de Leis. “Achei bem interessante poder conhecer tudo”, completou.

Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Escola do Legislativo, Guilherme Bianco (PCdoB), que proferiu a breve palestra, e pelos assistentes técnicos da EL, Ana Paula Escamilha e Renato Kemotu.

Visite a Câmara

O projeto é fruto da Resolução nº 472, de 8 de dezembro de 2015, que estabeleceu o Projeto Político-Pedagógico da EL, que tem como eixos de atuação aproximar o poder público da sociedade através da educação política e contribuir para o exercício da cidadania, e planejar, organizar e executar o projeto Visite a Câmara.

Como participar

As escolas interessadas devem entrar em contato com a Escola Legislativo por meio do telefone (16) 3301-0630 ou pelo e-mail escoladolegislativo@camara-arq.sp.gov.br.

Publicado em: 18/11/2022 12:08:51