Palestra da EL destaca importância do cuidado com a saúde mental no trabalho

Tema foi abordado por psicóloga em referência ao Janeiro Branco
Visualize fotos

Servidores e assessores puderam participar de palestra organizada pela Escola do Legislativo (EL), no Plenarinho da Câmara Municipal, com o tema “Saúde mental no trabalho”, apresentada pela psicóloga Isabela Carmona. A abertura ficou por conta da nova presidenta da EL, vereadora Luna Meyer (PDT).

“A vida pede equilíbrio, autoconhecimento.” Esse foi o destaque inicial da palestrante, que começou abordando a ansiedade. “A ansiedade tem que ser amiga e não ter o controle sobre a nossa vida”, enfatizou, destacando que, no Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, de acordo com dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isabela apontou alguns sintomas da ansiedade, como falta de ar, dificuldades para dormir, náusea, tonturas, vertigens, sudorese, entre outros. “Saúde mental é algo muito sério e precisa ser discutida”, continuou, perguntando o que seria saúde mental.

Para ilustrar, a psicóloga apresentou o dado de que, em 2019, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, viviam com um transtorno mental. Além disso, o suicídio foi responsável por mais de uma a cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.

Segundo Isabela, saúde mental envolve bem-estar, harmonia, habilidade de manejar conflitos, reconhecer dificuldades e limitações, motivação e relações sociais. “Não se trata apenas de ausência de doença”, reforçou.

Ao focar na saúde mental no ambiente de trabalho, ela lembrou que, no dia a dia, se lida com questões como divergências de opiniões, reconhecimento, planejamento, motivação, hierarquia, prazo, entre outras.

A saída? “Mudar a perspectiva, flexibilizar o pensamento, perceber tudo o que envolve o trabalho e se perguntar: será que não estou ‘terceirizando’ tudo? A saída é para ‘dentro’”, completou.




Publicado em: 16/01/2023 16:13:22