A Câmara Municipal e o centenário das faculdades da Unesp em Araraquara

Vereador Paulo Landim (PT) foi o representante do Legislativo na solenidade comemorativa
Visualize fotos

Em 2 de fevereiro de 1923, por iniciativa de Bento de Abreu Sampaio Vidal, então presidente da Câmara Municipal, e de outros líderes araraquarenses foi criada a Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara, que mais tarde seria desmembrada e se tornou Faculdade de Odontologia e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, da Unesp.

O centenário da instituição foi celebrado em Sessão Solene do Conselho Universitário, nesta quinta-feira (2), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT).

O parlamentar destacou o movimento de criação da faculdade e a história construída com a Unesp. Lembrou que para levar a cabo a criação de escolas "para preparar a mocidade para ter eficiência e vencer a concorrência" o Poder Legislativo autorizou a atribuição de duzentos contos de réis para as despesas da escola e Bento de Abreu efetuou, em Paris, a compra de equipamentos de laboratório e biblioteca.

Destacou também a interação da Unesp com a comunidade, prestando relevantes serviços e contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população. Há uma verdadeira simbiose entre a cidade e a universidade, pois a Unesp é referência em Araraquara e uma das maiores e mais importantes instituições de ensino, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Para Landim, no período de pandemia essa parceria foi fundamental na preservação de vidas. “Felizmente, em Araraquara, apesar de todas as dificuldades, nós adotamos uma postura baseada na ciência. E isso só foi possível porque fizemos importantes parcerias com instituições como a Unesp, que foi, nos momentos mais decisivos da pandemia, um verdadeiro pilar de sustentação para que pudéssemos enfrentar essa terrível doença”, pontuou.

Landim citou como exemplo o Núcleo de Atendimento à Comunidade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, que foi responsável por garantir uma ampla testagem para a doença, graças à capacidade técnica dos docentes e pesquisadores aliada a estrutura lá existente.

O reitor da Unesp, Pasqual Barretti, destacou o legado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia e também os desafios em um futuro próximo. “Trago comigo neste exato momento vários sentimentos: alegria, júbilo, gratidão, emoção, mas particularmente reconhecimento e fé. Reconhecimento a essas duas instituições que ao longo de 100 anos têm desempenhado papel fundamental na formação profissional e humana de milhares de jovens, bem como contribuído com a saúde da população, seu bem-estar e para a ciência deste país. E fé, fé inabalável no futuro dessas instituições, com a certeza de que estão ancoradas no lastro de suas histórias que me permite antever a continuidade de uma trajetória de sucesso e realizações”.

A mesa de honra contou ainda com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; a vice-reitora, Maysa Furlan; o diretor da FCFAr, Ricardo Luiz Nunes de Souza; o diretor FOAr, Edson Alves Nunes de Campos; e o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto (Progressistas).




Publicado em: 03/02/2023 17:21:52