Estudantes da Emef ‘Olga Ferreira Campos’ participam de curso de formação política

Iniciativa faz parte do projeto Parlamento Jovem da Escola do Legislativo

Na terça-feira (4), teve início o curso de Formação Política do Parlamento Jovem (PJ) 2023, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara. A primeira escola atendida foi a Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Olga Ferreira Campos”, com a participação de 27 estudantes do nono ano. As aulas estão sendo ministradas por docentes do Senac.

Durante a atividade, os alunos aprendem sobre a divisão dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –, com ênfase no segundo, ou seja, na atuação e atribuições dos vereadores, no funcionamento das Casas de Leis e nos instrumentos de trabalho dos parlamentares, as proposituras, as quais podem ser indicações, requerimentos e projetos de leis.

“O Parlamento Jovem foi criado em 2001 com o objetivo de proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático e fomentar a formação de cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade, além de apresentar um olhar sobre a figura do legislador, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de maneira institucional e apartidária”, apontou a presidenta da EL, a vereadora Luna Meyer (PDT).

A nona edição do PJ contará com a participação de 36 escolas, sendo 12 municipais, 19 estaduais e cinco particulares. Após as aulas sobre política na própria escola e a elaboração de proposituras pelos estudantes, referentes a questões que considerem relevantes, 18 iniciativas serão selecionadas para serem apresentadas, no dia 22 de junho, na Sessão Oficial do PJ, por 36 alunos, que serão vereadores mirins e seus suplentes, todos apadrinhados pelos vereadores da atual legislatura.

Publicado em: 06/04/2023 15:00:30