Estudantes fazem primeiro ensaio do Parlamento Jovem 2023

Representantes de 18 unidades de ensino públicas e particulares de Araraquara elaboraram Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos; sessão oficial do programa será na quinta-feira (22), às 15 horas
Visualize fotos

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental de 18 unidades de ensino públicas e particulares de Araraquara participaram nesta segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal, do primeiro ensaio do Parlamento Jovem (PJ) 2023, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania.

O ensaio foi conduzido pela vereadora Luna Meyer (PDT), presidenta da Escola do Legislativo, e pelos servidores Ana Paula Kuwana, Bruna Brasil e Renato Kemotu, que também integram a EL.

O programa foi iniciado com a participação de 35 escolas municipais, estaduais e particulares. Os alunos tiveram aulas sobre política na própria escola e elaboraram proposituras (Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei) referentes a questões que consideram relevantes. Dessas, 18 foram selecionadas para a sessão oficial do Parlamento Jovem, que será nesta quinta-feira (22), às 15h.

A sessão terá a participação de 36 alunos (dois por escola), que serão vereadores mirins e seus suplentes. Todos serão apadrinhados pelos vereadores da atual Legislatura.

Nesta segunda-feira, os estudantes foram separados em grupos temáticos para dialogarem sobre suas propostas. Também receberam explicações sobre o que é a Mesa Diretora, o papel de cada integrante da Mesa (presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário) e como é o funcionamento das Sessões Ordinárias. Cada dupla de alunos ainda fez uma rápida apresentação sobre a propositura escolhida — foram 12 Indicações, cinco Projetos de Lei e um Requerimento. Os estudantes também visitaram os gabinetes dos vereadores na sede da Câmara.

Os participantes do Parlamento Jovem já elegeram qual será a Mesa Diretora responsável pelos trabalhos da sessão: Ana Laura de Lima, da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, será a presidenta; Lívia de Lima Oliveira do Amaral, da Escola Estadual (EE) “Vereador Carlos Roberto Marques”, será a vice-presidenta; Pedro Lourenço da Silva, da EE “João Manoel do Amaral”, será o 1º secretário; e André Luiz Vizentim Herculano, da EE “Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”, será o 2º secretário.

O último ensaio do PJ será na quarta-feira (21), quando os alunos terão uma prévia do evento oficial e irão passar pela experiência prática de participarem de uma sessão da Câmara.

“É um momento muito importante, pois os alunos vão poder ver de perto como são as coisas e vão materializar o que aprenderam no curso, como as proposituras se inserem no poder público. Além de também interagirem com os vereadores e reforçarem o papel de cidadão deles, sendo cidadãos ativos em nossa sociedade”, afirma a vereadora Luna.

Estarão representadas na sessão oficial do PJ as seguintes unidades de ensino: as escolas estaduais “Dr. João Pires de Camargo”, “João Batista de Oliveira”, “João Manoel do Amaral”, “Prof. Antonio dos Santos”, “Prof. Lysanias de Oliveira Campos”, “Prof. Oacyr Antônio Ellero”, “Profª. Ergília Micelli”, “Profª. Léa de Freitas Monteiro”, “Profª. Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro” e “Vereador Carlos Roberto Marques”; as escolas municipais “Eugênio Trovatti”, “Prof. Henrique Scabello”, “Prof. Hermínio Pagotto”, “Profª. Maria de Lourdes da Silva Prado” e “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”; além do Colégio Objetivo, do Pueri Domus e do Sesi Araraquara.

A sessão do Parlamento Jovem, na quinta-feira (22), a partir das 15 horas, terá transmissão ao vivo da TV Câmara de Araraquara pelo canal 17 da Net/Claro ou pelo Facebook e pelo YouTube.




Publicado em: 20/06/2023 19:03:46