Visita à Câmara marca cooperação entre Legislativos de Araraquara e Franca

Escola do Legislativo recebeu minuta para formalizar acordo

Uma visita do diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Franca (SP), Carlos Eduardo Evangelista, à Câmara de Araraquara, na manhã de sexta-feira (21), marcou o início de um trabalho de cooperação mútua entre as Escolas do Legislativo (EL) dos dois municípios.

Na ocasião, uma minuta elaborada pela Câmara de Franca para consolidar o acordo de cooperação foi entregue aos servidores da Escola do Legislativo de Araraquara que, na sequência, irão encaminhar o documento para análise do setor jurídico.

Vale destacar que o acordo de cooperação é sem fins lucrativos e pode ser formalizado entre órgãos e entidades da administração pública visando à execução de programas e projetos de interesse recíproco.

Se efetivado, esse será o primeiro acordo formalizado e firmado pela Câmara de Araraquara, envolvendo a Escola do Legislativo de outro município.

Para a presidenta da Escola do Legislativo de Araraquara, a vereadora Luna Meyer (PDT), os projetos que são carros-chefes da EL são: o Visite a Câmara e o Parlamento Jovem, que têm como missão apresentar aos estudantes um olhar sobre a figura do vereador, as funções que ele desempenha e o cotidiano do Poder Legislativo de maneira institucional e apartidária.

“Essas iniciativas proporcionam uma vivência do processo democrático e fomentam a formação de cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade, uma vez que no Parlamento Jovem é realizado um curso voltado a alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Araraquara. Além disso, a EL oferece à sociedade cursos realizados em parcerias com instituições de ensino, como Unesp e Uniara”, acrescenta a vereadora.

De acordo com Evangelista, a criação da Escola do Legislativo de Franca aconteceu em 2018, mas somente este ano a instituição vem se estruturando, com a elaboração de projeto pedagógico e quadro funcional de oito servidores efetivos, capacitados com curso de formação pedagógica.

“Como estamos nos organizando, a parceria com a Câmara de Araraquara tem papel relevante para que possamos aprender com as ações realizadas aqui. O acordo vai permitir também trocarmos experiências em comum”, conclui.

Publicado em: 27/07/2023 12:54:52