Câmara participa de festa da Ferroviária pelo acesso à Série C do Brasileirão

Jogadores, comissão técnica e dirigentes da equipe grená foram recebidos na Prefeitura após carreata pelas ruas de Araraquara na segunda-feira (4)

A Câmara Municipal de Araraquara esteve presente na festa do time masculino da Ferroviária pelo acesso conquistado para a Série C do Campeonato Brasileiro. O presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT), e o vereador Edson Hel (Cidadania) participaram da solenidade que recepcionou jogadores, comissão técnica e dirigentes afeanos na Prefeitura, na tarde de segunda-feira (4).

Antes do evento na sede do Executivo, a delegação foi recebida pela torcida na entrada da cidade e fez uma carreata pelas ruas de Araraquara. O time havia acabado de chegar de Sousa, na Paraíba, onde empatou com a equipe local por 1 a 1, no domingo (3), e subiu de divisão no futebol brasileiro.

“Vocês estão de parabéns por honrarem o nome da cidade e o nome da Ferroviária, um dos grandes nomes do Brasil”, disse Landim. O vereador definiu Araraquara como “a capital do esporte” e recordou o recente título nacional do Sesi Araraquara na Liga de Basquete Feminino (LBF) e a disputa das Guerreiras Grenás da Ferroviária contra o Corinthians na final do Brasileirão Feminino.

Edson Hel destacou a união da equipe da Ferroviária para a conquista do acesso. “A última Série C que a Ferroviária disputou foi em 2002. Após 21 anos, está subindo novamente. A gente só tem a agradecer a essa equipe e à comissão técnica, que se empenharam e mostraram o quanto é importante o coletivo. A coletividade é tudo no futebol e em qualquer lugar”, declarou o parlamentar.

O prefeito Edinho Silva (PT) parabenizou a todos pela conquista. “A camisa grená que vocês vestem é o maior símbolo cultural de Araraquara. Agradeço a vocês por ajudarem a recuperar a autoestima de uma cidade, a autoestima de um povo. Esse time que vocês representam é a identidade de um povo inteiro”, afirmou.

Autor do gol da Ferroviária no jogo decisivo em Sousa (PB), o volante Xavier relatou seu sentimento de felicidade. “Eu estava no começo do ano e sofri o descenso com a equipe no Paulistão. Era muito importante a gente ter a missão de salvar o ano. Se a gente não tem esse acesso, no ano que vem não teria calendário no cenário nacional, somente o estadual. Foi um dever cumprido com a Ferroviária. E, graças a Deus, fui coroado em fazer esse gol tão importante”, disse o jogador.

O técnico Alexandre Lopes agradeceu aos atletas, aos colegas de comissão técnica e à diretoria. O treinador ressaltou o espírito coletivo do elenco e relembrou os momentos de dificuldade ao longo da competição. “Esse grupo se mostrou extremamente capaz daquilo que nós estávamos propondo. E esse é o resultado. Parabéns, rapaziada”, declarou.

Também estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas); secretários e coordenadores municipais; o presidente do Conselho de Administração da Ferroviária SAF, Filippo Bertolucci; o diretor executivo de futebol masculino, Júnior Chávare; entre outros diretores e integrantes da comissão técnica.

Próxima estação: Série C

O roteiro da Locomotiva até o acesso é um enredo de superação. No início da primeira fase da Série D, o time chegou a ficar em último lugar no Grupo A7 (com oito times). Foram seis partidas sem vencer.

Com a troca no comando técnico, Alexandre Lopes, que estava na equipe sub-20, ganhou uma chance no time principal. As vitórias começaram a aparecer, o que possibilitou a classificação para a próxima fase em quarto lugar do grupo (a última vaga disponível).

No mata-mata, o coração afeano já foi testado logo de cara: um empate na Arena da Fonte Luminosa contra o Hercílio Luz-SC, por 1 a 1, e outro na casa do adversário, por 2 a 2. O gol de empate da Ferroviária foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo. Na disputa por pênaltis, deu o time de Araraquara por 4 a 2.

No jogo seguinte, o desafio era contra o Anápolis-GO. Em Araraquara, logo no início da primeira partida, pênalti para o Anápolis. O goleiro Saulo defendeu. Na etapa final, o volante Paulinho Santos marcou o gol da vitória por 1 a 0. No jogo da volta, em Goiânia, nova vitória por 1 a 0, outra vez com gol de Paulinho Santos.

Aí veio a fase quartas de final, a que definiria os quatro times que conseguiriam o acesso. Na Fonte Luminosa, o time grená bateu o Sousa-PB por 1 a 0, com gol do atacante Pilar. No Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, em Sousa (PB), o volante Xavier colocou a Ferroviária na frente. Luiz Henrique empatou. Com o placar final de 1 a 1, a festa foi afeana.

Agora, a Série D chega à semifinal. Quatro times, já garantidos na Série C de 2024, vão lutar pelo título. A Ferroviária enfrenta o Athletic-MG, com o primeiro jogo em Araraquara, nesta quarta-feira (6), às 20h, e a volta em Belo Horizonte, no domingo (10), às 15h. O outro duelo é entre Caxias-RS e Ferroviário-CE.

Publicado em: 05/09/2023 16:18:54