Entidades que cuidam de idosos pedem socorro aos vereadores

Representantes de três instituições da cidade se reuniram com os parlamentares no Plenarinho da Câmara Municipal

Socorro. É o que pedem três entidades do município que cuidam de idosos para a manutenção de suas atividades. Para discutir a situação, elas estiveram reunidas com os vereadores da Câmara de Araraquara na tarde da sexta-feira (15).

A conversa foi mediada pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Landim (PT), que falou sobre estudos para atender o pedido de ajuda das instituições na Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve chegar à Casa de Leis em outubro, conforme pontuou a vereadora Fabi Virgílio (PT).

Segundo as entidades, o valor de R$ 500 mil por ano para ser dividido entre elas é insuficiente, tendo em vista a demanda cada vez maior de idosos. “Temos gastos cada vez maiores, funcionários. A população está envelhecendo depressa e com longevidade”, colocou Antonio Deliza, representando o Lar São Francisco de Assis. “Só o plano de saúde já consome todo o dinheiro do idoso. Alguns tentam voltar para o mercado de trabalho, mas acabam competindo com os novos que estão chegando. O asilo acaba virando uma alternativa”, completou.

“O governo municipal não tem a obrigação de sustentar, mas de nos ajudar. Os R$ 500 mil do ano passado nos ajudaram a respirar, mas precisamos de ajuda dos vereadores. Temos os salários, despesas, manutenção dos prédios”, explicou o representante da Vila Vicentina, Odair Brasilino.

“A dificuldade é geral. Nossa entidade é menor, atendemos 18 idosos. Mas a dificuldade é imensa. Como foi falado, salários, manutenção. Estamos tentando trazer os empresários, por meio do imposto de renda, para minimizar as despesas do município. O voluntariado tem se extinguido do mercado. Pedimos suporte da família, já que o idoso sente falta”, afirmou o representante do Lar Otoniel de Camargo, Oton Merluzzi.

Deliza falou sobre a preocupação em não diminuir a qualidade do serviço prestado. “Precisamos honrar os pagamentos. É gente cuidando de gente. Muitas vezes o Ministério Público determina o acolhimento dos idosos e eles precisam de atenção 24 horas.”

Por isso, eles pediram uma melhoria no valor destinado às entidades na próxima LOA. Segundo os representantes das instituições, o valor teria que ser de, pelo menos, R$ 800 mil. “O valor é dividido em três. Estamos subindo 30%, que representa o aumento dos salários dos profissionais”, detalhou o representante do Lar São Francisco de Assis.

Os vereadores se comprometeram a fazer uma construção com o Executivo nesse sentido. Receberam também convite para conhecerem de perto o trabalho das instituições. “Nosso compromisso principal é em relação às entidades”, reforçou Fabi.

Estiveram presentes também o vice-presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), e os vereadores Carlão do Joia (Patriota), Marchese da Rádio (Patriota) e Rafael de Angeli (PSDB).

Publicado em: 15/09/2023 18:02:38