Cancelamento de envio de carnês de IPTU a entidades religiosas é pedido à Prefeitura

Indicação do vereador Lucas Grecco (União Brasil) salienta que, todos os anos, templos de qualquer culto recebem o carnê mesmo não precisando pagar o imposto

O vereador Lucas Grecco (União Brasil) protocolou indicação à Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, para solicitar o cancelamento do envio de carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e dos lançamentos tributários a entidades religiosas de Araraquara.

Templos religiosos têm o direito de não pagar IPTU. Essa imunidade tributária está prevista no artigo nº 150 da Constituição Federal. Em 2022, salienta o vereador, foi editada uma Emenda Constitucional que estendeu o benefício aos templos de qualquer culto que se utilizem de imóvel alugado.

Mesmo assim, argumenta Grecco, em todos os anos ocorre o lançamento tributário e o envio do carnê de IPTU para essas entidades religiosas, que “por vezes são obrigadas a se defenderem judicialmente devido à falta de comunicação entre os setores competentes para o lançamento do imposto”.

“É imprescindível a retirada dessas entidades do cadastro para envio de carnês e lançamentos de tributo, por dois motivos: primeiro, para gerar economia, haja vista que os carnês estão sendo impressos indevidamente e não serão pagos. Outro, porque os templos de qualquer culto gozam de imunidade tributária”, explica o parlamentar.

Publicado em: 04/12/2023 10:47:15