SIGA-NOS:

Notícias



Assinado termo para realização do projeto Parlamento Jovem em Araraquara

Parceiros foram recebidos pelo presidente da Câmara, Tenente Santana


Na tarde de segunda-feira (17), foi renovada a parceria entre a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara e as redes municipal, estadual e particular de ensino do município, para a realização do projeto Parlamento Jovem (PJ), uma iniciativa que visa à formação política e cidadã dos estudantes do nono ano, sem distinção.

O termo de renovação foi assinado pelo presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB), que destacou a confiança depositada na equipe da Escola do Legislativo, que tão bem desempenha seu trabalho no desenvolvimento e na elaboração do projeto, além da importância de cada passo para um resultado final de sucesso. “Há uma grande mobilização antes da sessão oficial na Câmara, que este ano acontecerá no dia 18 de junho. As aulas dos especialistas em política, o contato com o mundo legislativo, a escolha das propostas, os ensaios, a visitação à Câmara e ao gabinete da presidência, tudo isso contribui para o aprendizado de vida e mostra a relevância do Poder Legislativo. São situações que fazem com que os jovens entendam que podem e devem participar do processo político”, enfatizou Santana.

Em 2020, participarão alunos de 36 escolas, os quais conhecerão o real trabalho da Câmara Municipal, suas funções e seus papéis. Elas estão divididas em cinco instituições particulares, 11 escolas municipais e 20 escolas estaduais.

O novo dirigente Regional de Ensino, Paulo Pereira da Silva, oriundo de Sumaré (SP), afirmou já conhecer o projeto e que “certamente alcançará o mesmo sucesso de edições anteriores”.

Representantes de escolas municipais e particulares relataram suas experiências em anos passados, inclusive com propostas apresentadas por seus alunos que foram colocadas em prática e já fazem parte do cotidiano de Araraquara. “Os alunos acharam o projeto Parlamento Jovem muito interessante, tanto que eles pedem e fazem questão de participar, ainda mais depois que os projetos de seus colegas foram atendidos”, disse o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha. Participaram da reunião com o presidente da Câmara, Tenente Santana, Paulo Pereira da Silva, dirigente Regional de ensino; Eguyar Ferreira Sudati, coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino; Alexandre Luiz Martins de Freitas, coordenador executivo de Educação Básica, representando a secretária municipal de Educação Clélia Mara Santos; Marinês Oliveira, coordenadora do Colégio Adventista e a professora Gisela Favaro; Alessandra Ferrari Barbieri, coordenadora do Colégio Objetivo; o professor João Luís de Mattos Gonçalves, do Colégio Pueri Domus e o professor Daniel Marcos de Paula, do Externato Santa Terezinha.

 

Cronograma Parlamento Jovem 2020

A organização do projeto ficará por conta da equipe da Escola do Legislativo, formada pelas servidoras Ana Paula Escamilha, Alicia Gimenez e Bruna Brasil.

Os trabalhos para este ano estão divididos em seis etapas:

1ª etapa: 20 de fevereiro – Reunião e apresentação do Projeto Parlamento Jovem para professores apoiadores e coordenadores.

2ª etapa: março a maio – Curso sobre o Poder Legislativo e Oficina de Proposituras nas escolas.

3ª etapa: até 31 de maio – Elaboração de proposituras e envio à Câmara dos documentos e inscrições dos alunos representantes.

4ª etapa: em junho – Seleção na Câmara Municipal de 18 proposituras, cujos autores participarão da Sessão do Parlamento Jovem 2020.

5ª etapa: de 15 e 17 de junho, às 13 horas, ensaios da sessão parlamentar dos vereadores jovens.

6ª etapa: dia 18 de junho, às 15 horas: sessão oficial do Parlamento Jovem.

 

Confira as fotos aqui


Visualize fotos
Visualize fotos

Outras Notícias

Fique por dentro

História do Feminismo abre Mês da Mulher na Câmara Municipal  

09 de março de 2020

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Escola do Legislativo (EL) promoveu, na segunda-feira (9), uma tarde de reflexão sobre a condição feminina com a palestra “História do Feminismo”, mi...



Edição 2020 do Parlamento Jovem chega às escolas

02 de março de 2020

Na segunda-feira (2), foi dado início à segunda etapa do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. A Escola Estadual “Maria Isabel Rodrigues Orso”,...



Reunião com professores marca primeira etapa da edição 2020 do Parlamento Jovem

20 de fevereiro de 2020

Na quinta-feira (20), foi realizada a primeira etapa da edição 2020 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. Na ocasião, professores e coordena...



Após indicação do Parlamento Jovem, lombofaixa é instalada no Adalberto Roxo

05 de fevereiro de 2020

Durante a edição 2019 do Parlamento Jovem, os vereadores jovens Vitor Hugo Martiniano e Bruno Rafael Machado Fernandes, apadrinhados pelo vereador Jéferson Yashuda (PSDB), fizeram a Indicação nº 01...



Parlamento Jovem recebe resposta sobre Educação Financeira em escolas

31 de janeiro de 2020

Mais uma propositura do Parlamento Jovem de 2019 recebeu resposta do Executivo. Trata-se da Indicação nº 5/2019, elaborada pela vereadora jovem Evilyn Vitoria Nascimento Camargo e pela suplente Dya...



Visite a Câmara 2020

30 de janeiro de 2020

O projeto Visite a Câmara foi instituído pela Resolução nº 383 de 4 de agosto de 2010. Com a instalação da Escola do Legislativo de Araraquara, por meio da Lei nº 7964/13, o projeto Visite a Câmara...