Notícias



Cooperativa dará oportunidade de trabalho a egressos do sistema prisional

Vereadora Thainara Faria representou a Câmara Municipal no evento em que a Prefeitura apresentou o projeto


Na quarta-feira (19), no Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), a Prefeitura promoveu o evento “O Cooperativismo como Porta para o Futuro”, no qual apresentou uma proposta de geração de renda e trabalho para egressos do sistema prisional. A vereadora Thainara Faria (PT) representou oficialmente a Câmara Municipal na ocasião, designada pelo presidente da Casa de Leis, Tenente Santana (MDB).

Durante o encontro, foi apresentado o programa, idealizado pela Prefeitura em parceria com a Central de Atenção ao Egresso e Família de Araraquara (Caef), que prevê a formação de uma cooperativa para trabalhar com a reciclagem de resíduos sólidos da construção civil. Além da apresentação do projeto, os interessados presentes no evento tiveram a oportunidade de se inscrever na cooperativa.

Para Thainara, o evento representou a concretização de um projeto. Ela é autora da Indicação nº 3860, sugerindo ao Executivo a criação da Lei nº 415/2019, aprovada em dezembro do ano passado, que institui a Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. “Temos desenvolvido um trabalho sério na Câmara Municipal para garantir o direito a uma vida digna às pessoas que desejam retornar para a vida em sociedade. A iniciativa da Prefeitura de gerar trabalho e renda para egressos a partir da minha iniciativa na Câmara é muito importante”.

Participaram do encontro o prefeito, Edinho Silva (PT), o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), os vereadores Paulo Landim (PT) e Toninho do Mel (PT), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, a coordenadora de Direitos Humanos, Carolina Leão, o psicólogo André Luís de Mello Degani, representando o Caef, e o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni.

 

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho

De acordo com a Lei de Execuções Penais, egresso é o indivíduo que está há menos de 1 ano em liberdade definitiva ou que está em liberdade condicional. A Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional prevê que empresas de prestação de serviços contratadas pela Prefeitura por meio de licitação tenham em seus quadros de funcionários pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, obedecendo a uma porcentagem que varia conforme o número de funcionários colocados durante a execução do contrato.

A lei prevê cotas que variam de 3% a 6% das vagas, dependendo do número de funcionários necessários para a execução do contrato, e não inclui serviços de segurança e proteção de bens ou valores. No caso de pessoa presa em regime fechado, o edital e a minuta do contrato deverão incluir algumas cautelas a serem observadas pela contratada, como a apresentação de prévia autorização do Juízo da Execução e a comprovação do cumprimento mínimo de um sexto da pena.

“Ter uma Política Municipal de Trabalho para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional na cidade de Araraquara traduz o trabalho de um poder público preocupado com o desenvolvimento econômico e social do município a partir da garantia de direitos e de oportunidades”, conclui Thainara.


Publicado em: 28 de fevereiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira é tema de palestra

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Agenda Esportiva – 28/03

28 de março de 2024

Capoeira No sábado (30), às 11 horas, a praça do Yolanda Ópice recebe o projeto "Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade". A iniciativa busca promover a prática da modalidade, além de fortalecer...



Agenda Cultural – 28/03

28 de março de 2024

Feira No sábado (30), das 10 às 19 horas, tem a Feira Tô Em Casa, no Parque Infantil, no Centro, com trabalhos de empreendedores e artesãos da cidade e região, com uma diversidade de produtos, que...



Covid-19 e dengue (28/03)

28 de março de 2024

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (28), mais 38 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 6.869 casos confirmados em 2024. São 9 pacientes internados em Araraquara: 4 em UTI e 5 e...



Reajuste no subsídio do prefeito impacta escala de trabalho dos médicos do município

27 de março de 2024

O Projeto de Lei (PL) que reajustou os valores dos subsídios de prefeito e vice-prefeito de Araraquara para R$ 29.325,00 e R$ 14.662,50, respectivamente, foi aprovado pela Câmara em Sessão Ordinári...



Ginásio da Pista passará por reforma geral

27 de março de 2024

No início de março, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) indagou a Prefeitura sobre as condições estruturais - problemas no telhado e quadras poliesportivas fechadas - do Ginásio Guilherme Fragoso Fe...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!