Notícias



Educação responde requerimento sobre conteúdos digitais

Documento com questionamentos foi apresentado pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB)


Com as aulas suspensas desde março, a Secretaria Municipal de Educação preparou algumas sugestões de conteúdos digitais, que estão disponíveis no Portal da Prefeitura. Porém, considerando que o número de famílias em situação de vulnerabilidade é grande no município, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou o Requerimento nº 446/2020, no dia 6 de maio, solicitando informações sobre como a Prefeitura garantiria o acesso de todos os estudantes aos conteúdos mencionados.

Na ocasião, o parlamentar questionou se houve algum levantamento da quantidade de crianças que não têm computadores, smartphones ou tablets com acesso à Internet, e se haveria alguma outra maneira de o estudante ter acesso a esse material educativo.

Angeli destacou que o Governo do Estado de São Paulo lançou os aplicativos CMSP (Centro de Mídias SP) e CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais, disponíveis para os sistemas iOS (Apple) e Android (Google), que necessitam de Internet para serem baixados, mas o acesso, a eles e ao conteúdo, é feito de forma gratuita.

O vereador também questionou se existiria a possibilidade de o Executivo criar aplicativos, tendo como base aqueles lançados pelo governo estadual, e se há alguma tecnologia a ser contratada para que o acesso ao Portal da Prefeitura seja realizado de forma gratuita.

“A desigualdade e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e até mesmo pelos professores, como estruturais, relação família-escola, problemas sociais e conteúdo, são os obstáculos da educação remota. Nem todos têm a situação estruturada. É preciso fazer um levantamento e identificar a realidade de cada aluno e de cada família”, destacou Angeli.

Em resposta, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos, explicou que não foi realizado estudo ou levantamento sobre o acesso, ou não, das famílias e estudantes à Internet ou de famílias e estudantes que não têm computador, smartphone ou tablet. “Contudo, dados do IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD - TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) referentes a 2018 informam que 79,1% dos brasileiros têm acesso à Internet, em que pese o aumento em relação ao ano anterior, a pesquisa mostra que mais de 14,9 milhões de domicílios não têm acesso à Internet. Esse dado nos dá um parâmetro para entender a realidade municipal no que se refere a acesso e uso da Internet”, detalhou.

A chefe da pasta relata, ainda, que as famílias que informaram dificuldade para acessar as atividades disponibilizadas no site da Prefeitura foram atendidas pela equipe gestora da unidade escolar, que providenciou a impressão das mesmas.

Sobre a criação de aplicativo, disse que não há nenhum estudo para isso. “Contudo, não estaremos à margem do processo uma vez que firmamos convênio com a Secretaria Estadual da Educação para acesso às plataformas disponíveis para alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental”.

Clélia completa afirmando que a Prefeitura tem feito esforços para buscar soluções que aproximem as famílias e os alunos da rede pública municipal de ensino. “Durante a suspensão das aulas, em razão da Covid-19, várias estratégias estão sendo cotidianamente planejadas e postas em prática. Atividades em plataformas digitais com uso de Internet, atividades e materiais escolares e impressos que vão para a casa do aluno, o contato da escola com as famílias e alunos são estratégias que podem ocorrer de modo concomitante para que não deixemos ninguém para trás. Os números de acesso às plataformas digitais para aulas on-line informam que metade ou menos dos estudantes o fazem, conforme dados oficiais da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e largamente noticiados pelos jornais de circulação nacional. Isto não significa que a Internet não seja uma estratégia exequível e interessante; ela é e deve ser usada, porém, não pode ser, de modo algum, o único recurso neste momento, sob pena de promover injustiça e iniquidades, haja vista as limitações para o acesso dos estudantes das escolas públicas”.

“Neste sentido, tendo ciência de que nem todas as famílias e estudantes têm acesso à Internet, ou possuem computador, smartphone ou tablet, e buscando garantir a cada uma das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede municipal o acesso às atividades propostas para continuidade no estudo, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os professores, equipes gestoras e equipe técnica da SME, disponibilizará para os alunos da educação infantil, a partir da terceira etapa do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, materiais impressos para serem levados à casa do aluno”, finaliza a secretária no Ofício nº 734/2020.

Para o vereador Rafael de Angeli, “a realidade dos estudantes que residem na periferia é totalmente diferente. Muitas vezes, a família conta com apenas um aparelho de celular e que pertence ao responsável. Vale lembrar também que o número de pais e responsáveis analfabetos é grande, não tendo o mínimo de condições de auxiliar seus filhos nos conteúdos. Tudo o que for possível para auxiliar essas crianças precisa ser feito”.


Publicado em: 29 de maio de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa-redonda detalha início de tratamento com cannabis medicinal no SUS em Araraquara

19 de abril de 2024

Os primeiros resultados da utilização da cannabis medicinal em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araraquara foram apresentados na mesa-redonda “Araraquara: a cidade referência – Implanta...



Agenda Cultural – 19/04

19 de abril de 2024

Música O Monoclub, grupo sorocabano de música brasileira, comemora 10 anos de sobrevivência na cena autoral independente. Munidos de banjo, washboard, trompete e trombone, trazem referências de vá...



Agenda Esportiva – 19/04

19 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No Estádio Municipal “Dr. José Lancha Filho”, em Franca (SP), o sub-15 e o...



Covid-19 e dengue (19/04)

19 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta sexta-feira (19), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.100 casos confirmados em 2024. São 4 pacientes internados, 3 em enfermaria e 1 em UTI, em...



Agentes de combate a endemias de Araraquara recebem piso nacional de R$ 2.869,66

19 de abril de 2024

No início deste ano, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou requerimento questionando a Prefeitura sobre a aplicabilidade da Portaria GM/MS nº 3.086, de 19 de janeiro de 2024, do Ministério da S...



Audiência sobre cannabis medicinal destaca o conhecimento para banir o preconceito

18 de abril de 2024

O combate ao preconceito por meio de políticas públicas e de mobilizações sociais foi a tônica de uma audiência pública com o tema "Cannabis medicinal: não espere precisar para defender", que acont...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!