Notícias



Estudantes apresentam proposituras durante ensaio do Parlamento Jovem

Sessão oficial ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 14


Começou a contagem regressiva para a Sessão da 6ª edição do Parlamento Jovem. Os 36 estudantes do 9º ano de 18 escolas municipais e estaduais de Araraquara que participam da etapa final do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (11) para o primeiro ensaio geral da Sessão.

Orientados pelas servidoras da Escola do Legislativo (EL), Ana Paula Kuwana Escamilha e Bruna Cardoso Brasil de Souza, os alunos cujas proposituras foram escolhidas para serem apresentadas no Plenário assistiram a vídeos sobre o projeto, a Mesa Diretora e o funcionamento da Sessão Oficial. Os estudantes também tiraram dúvidas e apresentaram suas proposituras, cujos temas revelaram as principais preocupações dos adolescentes em áreas como trânsito, cultura, transporte coletivo, espaços públicos de lazer, esportes, saúde e economia, além de sugestões para melhorar a vida dos munícipes, como a instalação de hortas comunitárias e bicicletários.

Os estudantes também elegeram a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Sessão do Parlamento Jovem. Ela será composta pela presidente, Aline Joice de Carvalho (Emef “Profª Olga Ferreira Campos”), o vice-presidente, Lucas de Campos (Emef “Profª Maria de Lourdes da Silva Prado”), a 1ª secretária, Lívia Rocha (Emef “Profª Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”) e o 2º secretário, Leandro Pimentel (Emef “Prof. Waldemar Saffiotti”).

Depois do ensaio, os jovens visitaram os gabinetes de seus vereadores padrinhos, aos quais apresentaram suas proposituras. Na quarta-feira (13), os estudantes voltarão a se reunir no Plenário para o ensaio geral da Sessão do Parlamento Jovem, que ocorre na quinta-feira (14).

 

O Parlamento Jovem

É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara fizeram parte do projeto. As 18 proposituras escolhidas serão apresentadas na quinta-feira (14), às 15 horas, no Plenário da Casa de Leis.

Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem serão encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.

 

Confira as fotos aqui


Publicado em: 12 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em pa...



Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fór...



Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar...



Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tard...



Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de q...



Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e n...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!