Notícias



Nova unidade de saúde do Santana contará com farmácia




O vereador Jéferson Yashuda (PSDB) esteve no local onde será construída a nova unidade de saúde do bairro de Vila Santana junto com o prefeito Edinho Silva (PT) e a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, na sexta-feira (22).

O terreno fica na Rua Joaquim Nunes Cabral (Rua 15), entre as avenidas Cristóvão Colombo e Bandeirantes, a dois quarteirões da igreja da Paróquia Sant’Ana. O local foi desapropriado pela Prefeitura para a implantação da unidade. Durante a visita, o prefeito garantiu que as obras de limpeza e aterramento começarão em breve e que a nova unidade contará também com farmácia.

“A unidade é reivindicada pelos moradores do Santana há vários anos, foi apontada como prioridade na Plenária Regional do OP [Orçamento Participativo] e facilitará muito a vida de todos os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] daquela região. Parabéns ao vereador Yashuda pelo empenho na realização dessa demanda dos moradores”, disse Edinho.

A secretária da Saúde também confirmou a reabertura da farmácia na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Parque das Laranjeiras I “Dr. Wilson Antunes Pereira”.

Yashuda lembra que os recursos para a construção da nova unidade de saúde do Santana estão assegurados na Lei Orçamentária (LOA 2020).

A região do Santana é uma das poucas da cidade que não dispõe de unidade de saúde com sede própria. A unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Santana “Dr. Wilson Antunes Pereira” funciona atualmente em um espaço alugado na Avenida Barroso, nº 2061. A atual unidade é pequena e insuficiente para atender a demanda da localidade. São mais de duas mil pessoas atendidas, com predominância de idosos. Trabalham na unidade cinco agentes de saúde da família, um médico da família, três técnicos em enfermagem e uma enfermeira, que contam com o apoio de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf (psicólogo, psiquiatra, nutricionista e terapeuta ocupacional).

Apesar de não ser atribuição do vereador a construção de unidades de saúde, Yashuda vem trabalhando desde o seu primeiro mandato nessa reivindicação dos moradores do Santana e bairros próximos. A demanda também foi aprovada no Conselho Municipal de Saúde e na Conferência Municipal de Saúde.

Uma das principais dificuldades era o município ter um terreno disponível para construir da nova unidade de saúde. Integrante da Comissão Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara, Yashuda tem mantido diálogo com o Executivo para viabilizar a construção da nova unidade. Em maio deste ano, o prefeito assinou a escritura de aquisição do terreno (por interesse público) de dois lotes na Vila Santana, localizados na Rua Tenente Joaquim Nunes Cabral, nº 3021, para funcionamento do equipamento público.

“A construção do novo posto de saúde do Santana, no modelo da Estratégia de Saúde da Família, vai atender com mais qualidade a demanda do Santana e do Jardim Morumbi, além de contribuir para descongestionar o atendimento nas unidades de bairros vizinhos”, entende Yashuda.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)


Publicado em: 25 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o que foi votado e aprovado na Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira (23)

23 de abril de 2024

Os vereadores de Araraquara se reuniram nesta terça-feira (23) para a 153ª Sessão Ordinária da atual legislatura e aprovaram 20 projetos. Em segunda discussão e votação, foi aprovado o projeto de...



Dia do Ferroviário

23 de abril de 2024

No sábado (27), acontecerão, das 10 às 17 horas, as comemorações do Dia do Ferroviário, com atrações como Exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feir...



Covid-19 e dengue (23/04)

23 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta terça-feira (23), mais 2 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.106 casos confirmados em 2024. São 2 pacientes internados em enfermaria em Araraquara. O...



Centro de Operações e Inteligência da Guarda Municipal é alvo de fiscalização

23 de abril de 2024

Depois de receber questionamentos de moradores sobre multas de trânsito aplicadas por meio de câmeras de videomonitoramento em Araraquara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) fez uma vistori...



Confira o que está na pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira (23) na Câmara

22 de abril de 2024

Os vereadores de Araraquara se reúnem nesta terça-feira (23) para a 153ª Sessão Ordinária desta legislatura, às 15 horas, com transmissão ao vivo da TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), Facebook e Yo...



Henrique Sanioto recebe Título de Cidadão Araraquarense da Câmara Municipal

22 de abril de 2024

Henrique Sanioto recebeu na noite desta sexta-feira (19), o título de Cidadão Araraquarense em uma cerimônia realizada no Restaurante Terraço, com direito à apresentação musical do Coral Uniara e d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!