Lei sancionada celebra a literatura em Araraquara

Proposta do vereador Rafael de Angeli (PSDB) inclui Dia Municipal da Literatura no Calendário Oficial de Eventos
Visualize fotos

“Os livros nos levam aonde nossos pés jamais nos levariam”. Com essa frase, a escritora Darcy Dantas destacou a importância do Dia Municipal da Literatura, a ser celebrado em 11 de abril. É o que garante a lei de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), que inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, sancionada na segunda-feira (10) na sala de reuniões da Prefeitura.

“A literatura é a luz que ilumina o nosso caminho. Será um dia em que homenagearemos Ignácio de Loyola Brandão, inclusive 11 é o número da cadeira dele na Academia Brasileira de Letras (ABL)”, completou Darcy.

A data poderá ser comemorada anualmente com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos e atividades que divulguem a literatura brasileira. Os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante doações, campanhas ou parcerias.

Angeli explica que foi procurado pela escritora e viu a importância de abraçar o projeto. “Nosso objetivo é fomentar a leitura e a produção da literatura. A literatura produzida no Brasil tem papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, além de a disciplina ser obrigatória no Ensino Médio”, destacou.

Para o prefeito Edinho Silva (PT), “Darcy faz sugestões importantíssimas para a cidade. Parabéns ao Rafael por encampar esse projeto. Faremos um grande dia”.

Também participaram da solenidade os vereadores Cabo Magal Verri (MDB), Edson Hel (PPS) e Juliana Damus (Progressistas), e o chefe de gabinete, Alan Silva.

 

Sobre o homenageado

Ignácio de Loyola Brandão foi escolhido pela ABL, por unanimidade, no dia 14 de fevereiro de 2019, como o novo imortal da casa e determinou-se que ocupará a cadeira de número 11. Nascido em Araraquara, começou sua carreira no jornal “Última Hora”, é autor de livros como “Zero”, “Não Verás País Nenhum”, “Cabeças de Segunda-feira”, “O Anjo de Adeus”, e é cronista no jornal “O Estado de São Paulo”.

 

Confira as fotos aqui.




Publicado em: 12/06/2019 18:09:35